
A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (2), o principal suspeito de vandalizar e furtar o busto de Olavo Bilac, que ficava localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, a Beira Rio, em Blumenau.
O furto ocorreu na madrugada de 26 de março. A investigação continua para localizar o monumento, de 1947, que ainda não foi encontrado. A polícia acredita que o busto em homenagem ao jornalista e poeta foi vendido.
Depois de identificarem os suspeitos, que tiveram a prisão preventiva decretada no fim da tarde de ontem, a polícia prendeu o responsável por transportar o busto em seu carro, na rua Araranguá, no bairro Garcia.
Já o outro suspeito foi preso pela Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (3), também no bairro Garcia. Segundo a Polícia Civil, os dois são reincidentes e possuem diversas passagens por crimes patrimoniais. Os dois foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau.
Câmera flagrou furto do busto de Olavo Bilac
Imagens de câmeras de segurança registraram dois homens derrubando o monumento, além do momento em que um deles leva o busto.
Em nota, a Prefeitura de Blumenau lamentou o ato de vandalismo e disse que registrou um boletim de ocorrência para apurar o caso.
Em nota, a Prefeitura Municipal ainda alertou para que ninguém compre o monumento, já que se trata de um objeto roubado que faz parte do patrimônio da cidade.
Imagens mostram vandalismo e furto de busto histórico de Olavo Bilac em SC – Vídeo: Divulgação/ND
Busto de Olavo Bilac está exposto na cidade desde 1947
O busto de Olavo Bilac feito de bronze foi inaugurado em 1947. A obra foi idealizada pelo escultor Fritz Alt na gestão do prefeito Bruno Hildebrandt.
Mas o seu primeiro local de exposição foi na Alameda, onde hoje está localizada a estatua de Hermann Blumenau. Em meados de 1967 ela foi transferida para a praça Hermann Weise.