É #FAKE vídeo de Ancelotti chamando seleção brasileira de ‘sem vergonha’ e Raphinha de ‘pipoqueiro’


Entrevista real do técnico do Real Madrid foi manipulada por inteligência artificial para fazer parecer que ele fez afirmações ofensivas. É #FAKE que Carlo Ancelotti chamou seleção brasileira de ‘sem vergonha’ e disse que Raphinha é ‘pipoqueiro’
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma entrevista do treinador italiano Carlo Ancelotti na qual ele afirma que seleção brasileira é “falida” e “sem vergonha” e chama o jogador Raphinha de “pipoqueiro”. É #FAKE.
selo fake
g1
Como é o vídeo enganoso? Ele mostra o técnico sendo entrevistado pela imprensa. Na cena, há um microfone da TNT Sports com o logotipo da Champions League, campeonato anual dos clubes da Europa. Durante a gravação manipulada, Ancelotti faz estas afirmações em uma mistura de português com sotaque italiano:
“Eu não seria estúpido de deixar de treinar o Real Madrid, que é o maior time do mundo, para treinar uma seleção falida como a do Brasil.”
“Pessoal, entendam de uma vez que não vou treinar essa seleção sem vergonha. Se fosse no tempo do Ronaldo Nazário, do Rivaldo, do Ronaldinho, tudo bem, mas, agora, eu vou treinar quem? Vini Júnior e Rodrygo? Eu já treino eles.”
“Raphinha é pipoqueiro, menino Ney só vive lesionado, Matheus Cunha, eu nem conheço. E ainda tem um tal de Joelinton e um tal de Wesley. Amigos, sinceramente, eu tenho mais o que fazer, passar bem.”
Por que o vídeo de Ancelotti é manipulado?
As imagens e o áudio do vídeo foram manipulados com inteligência artificial.
Ancelotti, que é um dos nomes cotados para assumir a Seleção, nunca fez essas afirmações.
Em 28 de março deste ano, ele declarou ter muito carinho pelos jogadores brasileiros e pela torcida, mas disse que seu foco está totalmente no Real Madrid.
O vídeo falso foi publicado também em 28 de março, por uma conta do Instagram que se denomina “especialista em Inteligência Artificial com Sincronização Labial”. O perfil afirma que todos os conteúdos são totalmente criados com IA e diz que não tem intenção de ofender.
O conteúdo falso usou uma entrevista original de Ancelotti, gravada em 27 de novembro de 2024, pela TNT Sports do Reino Unido, após uma derrota do Real para o Liverpool por 2 a 0 na Champions League.
O Fato ou Fake comparou as expressões faciais e movimentos do técnico, que são iguais no vídeo verdadeiro e no falso. A diferença está no movimento labial e no áudio:
Na entrevista verdadeira, ele fez uma avaliação sobre o jogo: “Eu acho que eles jogaram melhor […] Mas acho que estou um pouco satisfeito pelo que fizemos, levando em conta que temos muitos jogadores lesionados […]”.
Por que o vídeo falso de Ancelotti circula agora?
A seleção brasileira obteve o pior resultado em eliminatórias para a Copa do Mundo, após ser derrotada pela Argentina por 4 a 1, em 25 de março deste ano.
O clássico ocorreu em um clima de ainda maior tensão, pois dias antes o jogador Raphinha falou em dar “porrada neles”, se referindo aos argentinos. Após a derrota, o técnico Dorival Júnior foi demitido do comando da Seleção.
Ainda não foi decidido quem assumirá a cadeira vazia, mas nomes como o de Ancelotti e de Jorge Jesus, técnico português do Al-Hilal, clube da Arábia Saudita, têm aparecido na mídia como opções.
É #FAKE que Carlo Ancelotti chamou seleção brasileira de ‘sem vergonha’ e disse que Raphinha é ‘pipoqueiro’
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.