População da região dos Lençóis Maranhenses experimenta melhoria na qualidade de vida ocasionada pelo turismo


No município de Barreirinhas, moradores de Atins e povoados próximos afirmam que a movimentação turística criou oportunidades de trabalho, novas fontes de renda e melhorias na infraestrutura. Dona Concita passou a fornecer hortaliças para hotéis e restaurantes de Atins.
Foto: Divulgação/Assessoria.
Motor econômico de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, a atividade turística gera benefícios até mesmo aos povoados da zona rural do município, como Atins, Mandacaru e Santo Inácio. O vilarejo de Atins concentra hospedagens de alto padrão, boas opções de restaurantes e outros empreendimentos que integram a cadeia produtiva do turismo, fazendo dele um destino bastante atraente para turistas do mundo todo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O movimento turístico é bem-vindo para Maria da Conceição, mais conhecida como dona Concita, que se mudou para Atins há mais de 40 anos.
“Eu acho que é positivo, porque serve muito para nós. Tudo nós vendemos”, contou a artesã de 63 anos de idade, que trabalha confeccionando redes de forma manual.
Concita diz nem precisar sair de casa para fazer uma venda, pois os clientes vêm ao seu encontro. Com a intensificação do turismo na região, ela descobriu há mais de 10 anos outra fonte de renda: comercializar as hortaliças cultivadas em casa. “Vendo às vezes a rúcula, a vinagreira, o cheiro-verde”.
Inicialmente, a horta era somente para consumo próprio, mas, ao identificar a grande demanda pelos ingredientes, principalmente por hotéis e restaurantes durante a alta temporada, ela ampliou a produção e tornou-se uma fornecedora.
Segundo Leciane Santos, gerente de um hotel em Atins que é cliente de dona Concita, priorizar a aquisição de produtos e serviços oferecidos por pessoas da comunidade é um compromisso social assumido pela empresa.
“Para valorizar as pessoas da região, uma das ações do Anacardier Privé Hotel é privilegiar, sempre que possível, quem vive no local na hora de escolher um fornecedor ou mão de obra. Hoje, mais de 50% dos colaboradores fixos que trabalham na hospedagem são de Atins”, afirmou.
Em Atins, há hotéis sustentáveis que, para além de oferecer boa estrutura aos hóspedes, participam ativamente do desenvolvimento da região
Divulgação/Assessoria
Desenvolvimento territorial
driano Viana, barman em hotel de Atins, diz que o turismo desencadeou melhorias na infraestrutura do vilarejo
Divulgação/Assessoria
Morador de Mandacaru, povoado vizinho a Atins, o barman Adriano Viana, de 34 anos de idade, é um dos funcionários do hotel gerenciado por Leciane. Na visão dele, o turismo trouxe mais qualidade de vida para todos que moram no vilarejo e em seu entorno.
“Consegui minha casa própria trabalhando aqui, em Atins. Mandacaru já não tem mais aquelas casinhas pequenas, que não sejam de tijolos, como antes. Agora todo mundo já evoluiu”, ponderou.
Viana também atribuiu ao turismo as melhorias na infraestrutura da região, como a construção de uma ponte que liga Atins ao povoado de Santo Inácio, uma iniciativa que contou com apoio significativo do hotel.
De acordo com a gerente Leciane Santos, o hotel não mediu esforços para minimizar os impactos causados por alagamentos decorrentes das chuvas, encabeçando ainda obras de contenção para evitar alagamentos em outros trechos.
Atualmente finalizada, obra de contenção realizada por hotel ajudou a prevenir alagamentos em trechos específicos
Divulgação/Assessoria
“As melhorias ajudaram na mobilidade da comunidade, inclusive dos nossos colaboradores que residem em Santo Inácio”, ressaltou.
Outros avanços que contribuíram para o aumento da qualidade de vida dos moradores foram a instalação de sinalização de trânsito para organizar o tráfego no vilarejo e de câmeras de videomonitoramento, reforçando a segurança, além da colocação de lixeiras e placas de conscientização sobre o lixo nos espaços públicos, que auxiliam na manutenção da limpeza. Essas ações foram propostas e implementadas pelo hotel, em conjunto com moradores e alguns empresários que mantêm negócios na região.
Aprimoramento
Capacitações contínuas oportunizam crescimento no campo profissional e pessoal
Divulgação/Assessoria
Adriano Viana destacou ainda que o trabalho no setor hoteleiro de Atins proporcionou a ele não só uma remuneração maior, como também crescimento pessoal e profissional devido à participação em palestras e treinamentos organizados pela empresa onde atua, visando desenvolver habilidades e competências técnicas e comportamentais. “Eu já desenvolvi muito a minha fala e como me comportar diante das pessoas”, disse o barman.
Antes de trabalhar nesse setor, ele era pescador, uma das principais atividades realizadas em Atins quando o turismo ainda não estava tão fortalecido no local. Nessa época, houve um período em que precisou morar na capital São Luís em busca de mais oportunidades de trabalho. Já na hotelaria ele pôde construir uma vida mais estável ao lado de sua família. “Não pretendo sair daqui para lugar nenhum”, assegurou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.