‘Operação Medusa’: 24 pessoas são condenadas por tráfico e organização criminosa em SC

A “Operação Medusa”, conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, resultou na condenação de 24 pessoas por envolvimento com organização criminosa e tráfico de drogas.

'Operação Medusa': 24 pessoas são condenadas por tráfico de drogas e organização criminosa

A “Operação Medusa”, resultou na condenação de 24 pessoas – Foto: Divulgação/Freepik/ND

A sentença judicial, que tem 179 páginas, detalha a atuação dos criminosos e as provas reunidas contra eles. As penas variam de três a 12 anos de prisão, com cumprimento em regimes distintos.

Investigações revela hierarquia do grupo

As investigações, conduzidas pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), revelaram que o grupo operava de forma organizada e hierárquica, promovendo o tráfico de drogas na região.

Os criminosos eram responsáveis pelo armazenamento, transporte, distribuição e venda de entorpecentes como maconha, cocaína, crack e outras substâncias alucinógenas.

Nome “Operação Medusa”

A operação que levou à condenação dos envolvidos foi deflagrada em agosto de 2023 pelas polícias Civil e Militar. O nome “Operação Medusa” faz referência ao apelido de uma das integrantes da facção.

Na época da operação, os investigados foram presos em flagrante por crimes previstos na Lei Antidrogas (nº 11.343/2006) e na Lei das Organizações Criminosas (nº 12.850/2013). A Justiça apontou a existência de provas contundentes contra os réus que foram condenados por:

  • Tráfico de drogas
  • Associação para o tráfico,
  • Promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa com uso de armas de fogo e aliciamento de menores.

O cumprimento das penas varia conforme a gravidade dos crimes e o histórico dos condenados. Alguns estão no regime fechado, enquanto outros cumprem pena no semiaberto. Um dos condenados teve a pena substituída por medidas restritivas de direitos, incluindo a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de multa equivalente a cinco salários mínimos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.