
Dona Margarida Frances Gonçalves, a moradora mais idosa de Itajaí, compartilhou experiências de vida com os alunos de uma das pré-escolas do município na última segunda-feira (31).
A ação aconteceu no Centro de Educação Infantil Profª. Mauricélia André do Nascimento e faz parte do programa “Itajaí tem história e eu vou te contar”, criado pela professora Jauna Luana Domingues da Silva.

Aos 105 anos, moradora mais idosa de Itajaí visita alunos de pré-escola – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
Projeto quer resgatar história do município para crianças
Conforme a Prefeitura de Itajaí, o objetivo é apresentar a história do município e seu processo constitutivo, criando uma ligação entre a comunidade e seu local.
“Nosso projeto quer proporcionar às crianças o conhecimento e a valorização do município, destacando seus pontos positivos e seu desenvolvimento ao longo da história. Nossa meta é mostrar um pouco da história da cidade, o que ela tem de melhor e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural“, enfatiza a professora Jauna.
Dona Margarida nasceu em Itajaí no dia 6 de fevereiro de 1920, viúva de Nilo Antônio Gonçalves, e é a pessoa mais idosa do município.

Projeto quer resgatar história do município para crianças – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
Moradora mais idosa de Itajaí tem 105 anos
Segundo a prefeitura, Dona Margarida tem 105 anos e é mãe de 20 filhos, 32 netos, 54 bisnetos, 26 tataranetos e 3 pentanetos. Com lucidez, ela compartilhou a alegria deste momento.
“Eu só peço a Deus que abençoe essas crianças e esses professores que cuidam delas, para que eles possam chegar até onde eu cheguei. Para chegar onde eu cheguei, eu te digo que precisa de muita oração. Dobre teu joelho e clame a Jesus para te dar uma vida longa e com saúde”, disse a idosa.

Moradora mais idosa de Itajaí tem 105 anos – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
O programa “Itajaí tem história e eu vou te contar” visa resgatar a memória de Itajaí. A próxima ação levará ao Centro Educacional a história gloriosa do Clube Náutico Marcilio Dias, o mais antigo do município e o terceiro mais antigo em atividade do estado.