
Um vídeo divulgado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) que mostra carnes sendo avermelhadas com corantes chamou a atenção na internet. A técnica para simular a aparência de frescor das carnes vencidas foi descoberta durante uma fiscalização em 17 estabelecimentos de Seara e Xavantina, no Oeste de Santa Catarina.

A operação fiscalizou 17 estabelecimentos e descobriu que carnes eram avermelhadas com corantes em SC – Foto: Divulgação/MPSC/SC
A operação promovida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Seara com o apoio do MPSC fiscaliza supermercados, açougues e restaurantes. Entre as irregularidades, os agentes encontraram carnes com prazos de validade expirados, inclusive congeladas após o vencimento.
Então, para simular uma aparência de frescor, os envolvidos utilizavam corantes para avermelhar as carnes, que já não estavam mais próprias para o consumo.
A ação ocorreu entre os dias 24 e 26 de março e foi divulgada na quinta-feira (27) pelo Ministério Público, que não revelou o nome dos estabelecimentos com irregularidades.
O Promotor de Justiça Wesley da Silva Müller explica que foram constatadas graves irregularidades sanitárias nos estabelecimentos fiscalizados. Diversos produtos foram apreendidos e retirados de circulação.
Os agentes encontraram moscas dentro das embalagens de carne, ovos no sol, queijos, iogurtes, sorvetes e leite vencidos e hortaliças com mofo, fungos e em decomposição.
Ainda, restaurantes foram flagrados com ambientes insalubres com alimentos vencidos há meses e carnes armazenadas de forma irregular.
Confira o vídeo de como a carne era ‘maquiada’ com corante
Carne era avermelhada com corante em estabelecimentos fiscalizados no Oeste de Santa Catarina – Vídeo: Divulgação/MPSC/ND
Danos morais aos consumidores
Segundo o MPSC, a Vigilância Sanitária lavrou autuações administrativas e concedeu prazos para a regularização dos estabelecimentos, que serão rigorosamente acompanhados. Aqueles que não se adequarem, poderão ser interditados.
Além disso, os envolvidos responderão por danos morais causados aos consumidores, bem como responsabilização criminal.