
Iniciada em 2014, a obra de prolongamento da Via Expressa em Blumenau está paralisada atualmente. Por meio de um requerimento, aprovado na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em fevereiro, o governo catarinense é solicitado a dar explicações sobre o “abandono” do trecho.

Imagens de drone mostram ‘abandono’ do prolongamento da Via Expressa em Blumenau – Foto: Divulgação/ND
O projeto, de 2012, prevê a ligação entre a SC-108, a partir do pé da serra da Vila Itoupava, e a BR-470, na junção com a Via Expressa. No pedido, protocolado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), é apontado que após mais de 10 anos da assinatura do contrato, apenas 3 dos 15 km previstos foram concluídos.
Comissão pede esclarecimentos sobre paralisação da obra
Vice-presidente da omissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Bernardes alega que o prolongamento da Via Expressa é “o maior canteiro de obras parado de Santa Catarina”.
“Não tem começo, não tem fim, e nós queremos chamar a essa discussão a Secretaria de Estado da Infraestrutura para prestar esclarecimentos. E a gente quer se unir com a Prefeitura de Blumenau na luta pela defesa em relação a essa ação, que é tão importante”, disse o deputado.
Conforme o requerimento, a obra é considerada estratégica para a melhoria da mobilidade em Blumenau e região, já que desviaria o tráfego de veículos de passagem, aliviando vias urbanas sobrecarregadas, como a rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.
“Eu penso que a gente tem que somar esforços para viabilizar as duas obras que Blumenau precisa por parte do Estado. A continuidade da Via Expressa e a busca de alternativas para o melhoramento da Pedro Zimmermann, para ampliação, para ter essa transformação do corredor viário norte”, comentou.
Procurada pela NDTV Record de Blumenau, a Secretaria de Infraestrutura do Estado informou que a solução para a situação está sendo encaminhada e que, em breve, será anunciada. Contudo, ainda não há prazo definido.
Imagens de drone mostram paralisação da Via Expressa em Blumenau
Prolongamento da Via Expressa em Blumenau é demanda antiga da cidade – Vídeo: Divulgação/ND