O Rio Innovation Week, que vai até sexta, terá 37 conferências e dois ganhadores do Prêmio Nobel, com expectativa de receber 150 mil pessoas e gerar 2,6 bilhões em negócios. Rio Innovation Week 2023
Geraldo Rufino/Divulgação
Criado para atuar como uma ponte entre a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, em seus sentidos plenos, o Rio Innovation Week destacará, em sua quarta edição, a importância da “Humanização em tempos de Inteligência Artificial”.
Até sexta-feira (16), no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, grandes pensadores, cientistas, acadêmicos, empreendedores, c-levels, representantes de governos e formadores de opinião compartilharão novos conhecimentos como instrumentos de promoção do desenvolvimento humano e geração de negócios e renda. Como tema deste ano, a Inteligência Artificial será objeto de análise em uma série de painéis.
Conheça os destaques para o tema, em diferentes áreas.
Futuro da IA
Uma das primeiras discussões sobre a Inteligência Artificial começou na manhã desta segunda, quando se debateu a relação entre humanos e máquinas, no encontro “O Futuro da Humanidade na Era da IA: Coexistência e Cooperação entre Humanos e Máquinas”.
À tarde, em “Desenvolvimento da Infraestrutura de Inteligência Artificial da América Latina”, Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA, abordará as estratégias necessárias para impulsionar o desenvolvimento tecnológico, as barreiras a serem superadas e as oportunidades que se apresentam para a região.
Na terça (14), “Passado, Presente e Futuro da Inteligência Artificial” será o tema da palestra do cientista e acadêmico Peter Norvig, autor do livro mais popular na área de IA: “Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna”. Um amplo panorama do desenvolvimento da IA no tempo será apresentado à plateia. No campo dos negócios, no dia 15, a palestra “Empreendedorismo em IA: Criando soluções inovadoras e disruptivas no mundo dos negócios” trará exemplos concretos de startups e empresas que lideram essa revolução, com destaque para as estratégias utilizadas com o objetivo de integrar a IA em produtos e serviços.
A educação também comporá o eixo de discussões sobre a IA. Por isso, o encontro “Educar o humano na era da Inteligência Artificial – Riscos e possibilidades” abordará a utilização da Inteligência Artificial na educação como uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar desde a personalização do aprendizado até a otimização das tarefas pedagógicas, sem deixar de ressaltar a importância dos aspectos éticos dessa utilização.
Serviço
Dia 13/08, às 11h30
Painel: Sociedade 5.0
Tema: “O Futuro da Humanidade na Era da IA: Coexistência e Cooperação entre Humanos e Máquinas”
Dia 13/08, às 15h
Painel: Inteligência Artificial & Metamundo
Tema: “Desenvolvimento da Infraestrutura de Inteligência Artificial da América Latina”
Dia 14/08, às 19h30
Painel: Plenária RIW
Tema: “Passado, Presente e Futuro da Inteligência Artificial”
Dia 15/08, às 15h
Painel: Inteligência Artificial
Tema: “Empreendedorismo em IA: Criando Soluções Inovadoras e Disruptivas no Mundo dos Negócios”
Dia 15/08, às 18h
Painel: Edutech
Tema: “Educar o Humano na Era da Inteligência Artificial – Riscos e Possibilidades”