
Profissional que estava na torre de Houston, no Texas, orientou piloto à noite e até desviou um monomotor para ligar remotamente as luzes do aeródromo, que não contava com equipe de controle aéreo. Avião declara emergência e é ‘guiado’ até pousar em segurança nos EUA
Um jato executivo com pane elétrica total pousou em segurança após, praticamente sem instrumentos, ser orientado por uma controladora de voo no Texas, nos Estados Unidos.
O incidente ocorreu com uma aeronave Embraer modelo Phenom 300 que havia decolado de Raleigh, na Carolina do Norte, com dois pilotos e três passageiros. O destino era o aeroporto regional de Easterwood, na cidade texana de College Station.
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Ao se aproximar do destino, porém, os pilotos da empresa de voos fretados Airshare perderam todo o sistema elétrico e declararam emergência.
O pouso só aconteceu graças a uma controladora de voo da torre de Houston. Após fazer contato por rádio, ela orientou o piloto para pousar no aeroporto de Lufkin como desviou um monomotor para acionar as luzes, essenciais para a aterrissagem noturna.
O incidente ocorreu no último dia 2, mas a comunicação entre torre e aeronave foi publicada nas redes sociais dias depois.
“Acho que a gente vai preferir um pouso para o oeste. Estamos em emergência total. Pane elétrica total no momento”, disse o piloto do voo da Airshare 301 para a torre de Houston.
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação
Antes disso, porém, logo após o Airshare declarar emergência, a controladora já havia solicitado um desvio de rota de um Piper Archer monomotor na região em direção ao aeroporto de Lufkin.
O aeroporto de Angelina County, em Lufkin, é um aeródromo regional que não conta com uma torre de controle própria. Além disso, devido ao baixo movimento, ele não mantém as luzes noturnas da pista ligadas — quando uma aeronave solicita um pouso à noite, ela liga remotamente o sistema de iluminação por rádio.
Como o voo Airshare 301 estava em pane elétrica total, apenas alguns poucos sistemas do Embraer estavam operante, e ele não conseguiria ligar as luzes sozinho.
Além disso, um outro momento de tensão surge na conversa. A pista mais longa de Lufkin tem 5.400 pés de comprimento (1,645 metros). O piloto, no entanto, acha que ela não seria suficiente para parar o avião.
“Central, eu odeio fazer isso, mas com essa configuração nós precisamos de 6 mil pés [de pista]. Tem algo assim perto de Lufkin?”
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação
A controladora informa que não há pista mais longa nas proximidades, e eles concordam em tentar o pouso naquele aeroporto.
De Houston, ela passa então a direcionar o Embraer para a pista. Além disso, a controladora também pede para o Piper ficar na região e confirmar visualmente o pouso da aeronave em emergência, caso esta não entrasse em contato.
Devido à falha elétrica, os sistemas de navegação e antibloqueio de freios não estavam operantes no Embraer, de forma que a aeronave fez um pouso “duro”, que resultou em pneus furados.
No geral, porém, a operação foi um sucesso, já que ninguém se feriu. Após estar em segurança no chão, a controladora agradece ao piloto e expressa admiração pela coragem da tripulação. O piloto responde: “Não, obrigado a você. Não acho que a gente conseguiria sem você”.
Jato executivo faz pouso de emergência guiado por controladora de voo no Texas após pane elétrica total
Angelina County Airport/Divulgação