Planetas ficam alinhados nesta sexta-feira; saiba como observar

Alinhamento planetárioReprodução

O céu desta sexta-feira (28) reserva um espetáculo raro: todos os planetas do Sistema Solar — Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estarão alinhados no céu, formando um arco visível logo após o pôr do sol. O fenômeno, chamado de desfile planetário, não ocorre com frequência e só voltará a ser visto em grande escala daqui a 15 anos, em 2040.

O alinhamento já vem se desenhando desde janeiro, mas atinge seu auge nesta sexta com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos demais planetas. O evento acontece porque cada planeta tem um tempo diferente para completar sua órbita ao redor do Sol — a Terra leva um ano, enquanto Júpiter, por exemplo, demora 12 anos. Quando esses ciclos coincidem de determinada forma, os astros parecem se alinhar no céu para os observadores na Terra.

Como observar o fenômeno

A boa notícia é que não será necessário telescópio ou binóculo para acompanhar o evento, mas algumas condições podem facilitar a visualização. O ideal é buscar um local com horizonte oeste desobstruído, sem prédios ou montanhas, e torcer para que o céu esteja limpo, sem muitas nuvens.

Entre os planetas alinhados, alguns serão mais fáceis de identificar, como Vênus e Júpiter, que costumam brilhar intensamente no céu noturno. Já Urano e Netuno podem ser mais difíceis de enxergar a olho nu, mas aplicativos de astronomia disponíveis para celular podem ajudar a localizá-los.

No Brasil, o melhor horário para observação será por volta das 19h45 (horário de Brasília), logo após o pôr do sol. Moradores de regiões com menos poluição luminosa terão uma experiência ainda mais privilegiada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.