Presidente da Fecomércio fala sobre a alta do comércio em SC após o melhor ano pós-pandemia

O presidente da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), Helio Dagnoni, visitou na última quinta-feira (27) a sede do Grupo ND e fez um balanço das atividades de 2024, destacando que o ano foi o melhor período pós-pandemia para o setor.

Presidente da Fecomércio Helio Dagnoni

Presidente da Fecomércio, Helio Dagnoni fala sobre a alta do comércio em SC após o melhor ano pós-pandemia- Foto: Germano Rorato/ND

Comércio em Santa Catarina superou média nacional

Segundo ele, Santa Catarina teve um crescimento de 7,2% no comércio, superando a média nacional de 4,1%. O setor de comércio, serviços e turismo, que representa 65% da economia catarinense, impulsionou esse desempenho.

Dagnoni ressaltou o papel fundamental do turismo nesse crescimento. O Estado atraiu um grande volume de visitantes estrangeiros, especialmente argentinos e chilenos, interessados nas praias, na gastronomia diversificada e no bom atendimento.

Os turistas também impulsionaram o consumo em diversas áreas, desde vestuário até artigos esportivos. “Eles vieram com vontade de consumir, eles consumiram diversos produtos nas nossas áreas. Eles compraram tudo que podiam carregar”, comentou.

Apesar do avanço, o presidente enfatizou a necessidade de melhorias na infraestrutura viária para facilitar o fluxo de visitantes.

Fecomércio promoveu o turismo em Santa Catarina

O presidente da Fecomércio lembrou que a entidade participou diretamente na promoção do turismo catarinense. Uma destas ações foi uma campanha de divulgação na Argentina, junto com o governo estadual. O road show percorreu diversas cidades, culminando na FIT, maior feira de turismo da América do Sul, onde o Estado se apresentou como um dos principais destinos para os sul-americanos.

Outro ponto destacado por Dagnoni foi a geração de empregos. O setor de comércio foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento do emprego formal em Santa Catarina. Ele reforçou também os números positivos no número de empresas do comércio. Atualmente, o estado conta com 997 mil empresas ativas, um número que se aproxima da marca histórica de 1 milhão de CNPJs.

“Você já pensou que diversidade de cadeia do comércio que nós temos? É um número muito grande, chegar a 1 milhão, nós temos que comemorar isso aí. São empresas que estão ativas em Santa Catarina”, destacou.

Cadeiras de praia

Turismo em Santa Catarina atrais visitante nacionais e internacionais – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Presidente da Fecomércio fala sobre expectativa para o Carnaval

O presidente também abordou as expectativas para o Carnaval, que promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Santa Catarina deve faturar aproximadamente R$ 510 milhões com o evento carnavalesco. Ele destacou o crescimento de carnavais tradicionais, como os de Joaçaba e Laguna, e elogiou o modelo de Carnaval familiar do Estado, que se destaca pela segurança e organização.

“É um Carnaval onde é muito seguro, que você pode transitar de um lado para o outro, sem violência. Nós temos um Carnaval seguro com toda proteção, muito tranquilo para o nosso turista e, principalmente, para o catarinense.”

Carnaval

Presidente da Fecomércio diz que Santa Catarina deve faturar em torno de R$ 510 milhões no Carnaval – Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbituba/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.