Santuário Nacional de Aparecida divulga programação de missas para a Quarta-feira de Cinzas; confira


Maior templo católico do país, a Basílica é dedicada à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e espera receber milhares de fiéis na celebração religiosa em que há o rito da imposição de cinzas. Santuário Nacional de Aparecida.
Lucas Tavares/g1
O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país e que é dedicado à Padroeira do Brasil, divulgou nesta quarta-feira (26) a programação de missas para a Quarta-feira de Cinzas, data que será celebrada no dia 5 de março, no dia seguinte ao feriado de carnaval.
Segundo a Basílica, ao todo serão realizadas sete missas, sendo cinco no Altar Central do Santuário e outras duas na Basílica Histórica – veja abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A principal missa solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, será realizada às 9h, marcando o início do tempo quaresmal.
Tradicionalmente, nas missas da data que marca o início da quaresma para os católicos, há o rito da imposição de cinzas. O sacerdote coloca as cinzas nas cabeças dos fiéis e diz frases tradicionais da celebração. Haverá imposição de cinzas em todas as missas do dia 5 de março na Basílica.
As missas estão programadas nos seguintes horários: 6h45, 9h, 12h, 16h e 18h, no Altar Central do Santuário, e às 8h e 18h na Basílica Histórica. A celebração das 9h também poderá ser acompanhada ao vivo nas redes sociais do Santuário Nacional.
Além das missa especiais, o Santuário de Aparecida vai realizar o atendimento para confissões no dia 5 de março. O atendimento será realizado no setor de confissões, localizado no subsolo da Basílica, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 16h.
De acordo com a Basílica, a Quarta-feira de Cinzas abre oficialmente o período quaresmal para os católicos, momento em que a Igreja convida os fiéis à oração, ao jejum e à caridade, reforçando o compromisso de fé e a preparação para a Páscoa, que simboliza a ressurreição de Cristo para os religiosos.
Nesse sentido, as cinzas são impostas sobre a cabeça dos fiéis simbolizando a conversão e a renovação espiritual dos devotos no início da quaresma.
Quarta-feira de Cinzas no Santuário Nacional de Aparecida (SP)
Thiago Leon/Santuário Nacional
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.