RS: 11 alunos passam mal em colégio por calor; uma é levada à UPA

Desconforto térmico chegou a 45ºC no município gaúchoReprodução/Beto Albert via Diário SM

A onda de calor no Rio Grande do Sul provocou inisposição em onze estudantes do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Santa Maria (RS). Na segunda-feira (24), seis alunos passaram mal, sendo que uma jovem precisou ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Na terça-feira (25), outros cinco apresentaram os mesmos sintomas: pressão baixa, tontura e mal-estar. 

A informação foi divulgada primeiramente pelo portal Diário de Santa Maria e confirmada ao portal iG pelo coordenador regional de educação, José Luís Eggres.

O coordenador confirmou que as aulas na unidade estão mantidas, também a pedido de muitos pais de alunos, já que a escola é, muitas vezes, a única fonte de alimentação dos mesmos. 

O colégio conta com cerca de 800 alunos, e adaptou a alimentação do refeitório para o período da onda de calor, com alimentos mais leves. Além disso, recomenda que os alunos permaneçam em sala no intervalo e vão às aulas com roupas mais frescas.

“São adaptações que temos que conviver, já que estamos passando por essa instabilidade climática”, disse Eggres ao portal iG. 

Além disso, houve alteração nos horários: os turnos foram reduzidos; os alunos da manhã são liberados às 10h30 e os da tarde iniciam as aulas às 14h30

Nesta semana, as temperaturas chegaram a 45°C na cidade, intensificando o desconforto térmico. O diretor da escola, Juliano Tavares, afirmou ao Diário de Santa Maria que a instituição presta o primeiro atendimento aos alunos afetados e, quando necessário, os encaminha para atendimento médico especializado.

Medidas adotadas

O colégio conta com 33 turmas e todas as 45 salas têm ar-condicionado, porém, nove aparelhos estavam quebrados no início do ano letivo. Como solução emergencial, foram adquiridos quatro novos ventiladores e algumas turmas foram realocadas para salas climatizadas, como o laboratório de informática e o espaço de leitura.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) confirmou que as aulas seguirão normalmente na rede estadual, mesmo com as altas temperaturas. A decisão foi tomada em reunião com o sindicato dos professores (Cpers) e prevê que cada escola pode ajustar horários e fazer adaptações para minimizar os impactos do calor.

Decisão do Tribunal de Justiça

No dia 11 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) derrubou uma liminar que suspendia o início do ano letivo para 700 mil alunos em 2.320 escolas. A decisão levou em conta as medidas já adotadas pelo governo, como redução de horários, mudanças na grade curricular e suspensão das aulas de educação física nos períodos mais quentes.

Onda de calor no Sul

Os estados do  Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão com novos alertas de perigo potencial para ondas de calor, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) na segunda-feira (24), que são válidos até quarta (26). Ainda na segunda, municípios gaúchos registraram altas temperaturas, com destaque para São Vicente do Sul que teve pico de 37,5ºC.

Dados mais recentes analisados pela MetSul Meteorologia de modelos numéricos reforçaram a ideia de que este período de  temperaturas muito altas no estado está longe de acabar. 

Os modelos de previsão do tempo confirmam que a onda de calor vai durar, aponta a MetSul. Tanto o GFS norte-americano quanto o europeu, analisados pelo instituto brasileiro, indicam que o calor deve persistir até o fim da primeira semana de março.

Com isos, são esperadas temperaturas muito acima da média de março, com pelo menos dez dias de calor intenso na região Sul do Brasil.

Porto Alegre teve uma temperatura máxima de 35,9ºC até o meio da tarde na estação meteorológica convencional do bairro Jardim Botânico, enquanto no Sul da cidade a máxima observada na estação do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, foi de 33,7ºC.

Em outras cidades, o Inmet anotou nesta segunda-feira máximas de 38,1ºC em Santiago e em Quaraí; 37,7ºC em São Borja; 37,3ºC em Campo Bom; 37ºC em São Luiz Gonzaga; 36,8ºC em Teutônia; 36,5ºC em Alegrete e São Gabriel; 36,4ºC em Santa Maria; e 36ºC em Uruguaiana. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.