
Uma fiação elétrica estava amarrada ao poste de ferro quando Ana Luz de Souza encostou o braço. A Prefeitura do Rio informou que uma equipe atendeu imediatamente a ocorrência por se tratar de um risco iminente ao cidadão. Fiação elétrica estava amarrada em poste de sinalização de trânsito na Glória, Zona Sul do Rio
Dayane Zimmermann/g1
Uma mulher foi eletrificada no fim da tarde de domingo (23) ao tocar em um poste de sinalização de trânsito localizado em frente à entrada principal da Praça Paris, na Glória, Zona Sul do Rio.
Uma fiação elétrica estava amarrada ao poste de ferro quando Ana Luz de Souza encostou o braço.. Ela contou que, ao tomar a descarga elétrica, foi arremessada para o meio da rua.
“Eu esbarrei com o meu braço só e foi minha sorte. Porque se eu tivesse encostado com a mão, talvez tivesse ficado presa porque faz a contração muscular na hora. Dei um grito fortíssimo, uma dor absurda. Eu tomei um solavanco e fui parar na rua mais ou menos há 1,5 metro de distância e cheguei a cair”.
Ela afirma que contatou a Prefeitura do Rio sobre o incidente na noite de segunda-feira (24). O g1 foi até o local do incidente apurar se o reparo pela Rio Luz foi realizado e, às 13h de terça-feira (25), os fios seguiam no mesmo lugar, aparentemente, amarrados ao poste de ferro.
Ana, que é produtora cultural, estava saindo de um bloco de carnaval que acontecia dentro da Praça Paris. Ela esperava o semáforo fechar quando recebeu a descarga elétrica.
A produtora disse que sentiu muita fraqueza depois do incidente e buscou atendimento médico assim que chegou em casa.
“Eu senti uma letargia na minha fala, o corpo muito dolorido, vários espasmos musculares o tempo inteiro. Fui para casa achando que pudesse ter uma melhora, mas só piorei e fui parar no hospital. Fiz diversos exames e fui liberada em observação. O médico disse que eu dei sorte por estar bem hidratada”.
A médica Beatriz Haynes explica que a descarga elétrica oferece um risco alto para grupos que tenham a saúde mais fragilizada, como crianças e idosos.
“Choque elétrico assim de poste, dependendo da energia, pode causar um monte de coisas que levam a óbito como queimaduras, problemas renais e cardíacos”.
Ana diz que teme pelo grande movimento no local, em especial nessa época de carnaval.
“Se fosse uma criança, uma pessoa mais idosa, uma pessoa até desidratada ou com algum problema do coração, acho que não teria sobrevivido”.
Procurada pelo g1, a Prefeitura do Rio, através da RioLuz, informou que a equipe atendeu imediatamente a ocorrência por se tratar de um risco iminente ao cidadão. A área foi isolada e a situação de perigo eliminada, conforme medição realizada no local.
Após a eliminação do risco, a prefeitura afirma que os técnicos da RioLuz continuam trabalhando na região, realizando vistorias e correções, se necessário, em todos os postes da área.