Governo de SC terá que prestar esclarecimentos sobre ‘abandono’ da Via Expressa em Blumenau 

Na última semana, o requerimento que pede a explicação do Governo do Estado referente ao “abandono” do prolongamento da Via Expressa em Blumenau foi aprovado na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Obras na Via Expressa em Blumenau estão paralisadas

Governo de SC terá que prestar esclarecimentos sobre ‘abandono’ da Via Expressa em Blumenau  – Foto: Divulgação/SIE/ND

O pedido foi protocolado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), sendo aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Municipais. Em nota, o Governo de Santa Catarina se manifestou sobre o caso.

As obras, iniciadas em 2014, estão paralisadas atualmente. O projeto, de 2012, prevê a ligação entre a SC-108, a partir do pé da serra da Vila Itoupava, e a BR-470, na junção com a Via Expressa.

Obras na Via Expressa em Blumenau iniciaram há mais de 10 anos

Conforme o requerimento apresentado pelo deputado, a obra é considerada estratégica para a melhoria da mobilidade em Blumenau e região, já que desviaria o tráfego de veículos de passagem, aliviando vias urbanas sobrecarregadas, como a rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.

No pedido, Bernardes apontou que após mais de 10 anos da assinatura do contrato, apenas 3 dos 15 km previstos foram concluídos.

“É inacreditável a situação em que se encontra essa obra. Um lamentável abandono e uma imensa falta de zelo com os recursos públicos. Estamos falando de uma década de idas e vindas, com muitas perguntas e quase nenhuma resposta. Por isso, propus chamarmos o secretário Jerry para uma audiência na Alesc, de modo que ele nos traga informações concretas sobre os próximos passos e os planos do Estado em relação ao prolongamento”, afirmou o deputado.

Obras na Via Expressa em Blumenau estão paralisadas

Obras na Via Expressa em Blumenau iniciaram em 2014 – Foto: Google Street View/ND

A Comissão de Assuntos Municipais também pretende ouvir o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade.

De acordo com Napoleão Bernardes, o objetivo é buscar informações sobre a construção das alças de acesso da obra junto à BR-470.

Em nota enviada ao ND Mais, a Secretaria de Infraestrutura do Estado se posicionou sobre a situação da Via Expressa em Blumenau e disse que a atual gestão assumiu com “uma série de problemas, sobretudo na área ambiental e na questão das desapropriações”.

“A realidade da região mudou nesse período longo. Técnicos da SIE e da empresa que venceu a licitação atuam para superar as dificuldades o mais rapidamente possível por saberem da grande importância da obra para Blumenau e região. Ainda não há um prazo definido para a retomada efetiva das obras”, disse em nota

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.