
Previsão é de mais chuvas para esta segunda-feira (24), com até 30 milímetros de volume, segundo a Defesa Civil. Pelo menos 17 bairros foram atingidos por enxurrada do Igarapé Batista, cerca de 1,1 mil famílias foram afetadas pelos temporais e cinco estão em abrigos. Chuva alaga ruas em bairros de Rio Branco
Reprodução
Rio Branco teve, somente no último fim de semana, 43% do volume de chuvas esperado para todo o mês, com 130,4 milímetros entre sábado (22) e domingo (23). A informação foi divulgada pelo coordenador da Defesa Civil da capital, tenente Cláudio Falcão, à rádio CBN Amazônia Rio Branco nesta segunda-feira (24).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com Falcão, cinco famílias, que totalizam 20 pessoas, estão em um abrigo montado na Escola Anice Dib Jatene e outras 100 foram para casa de parentes. Estas famílias precisaram deixar suas casas após o transbordamento do Igarapé Batista, que atingiu pelo menos 17 bairros, inclusive na região do Bairro da Paz.
Além disso, em toda a cidade, pelo menos 1,1 mil famílias foram atingidas pelos temporais no fim de semana.
“É por isso que nós seguimos nossos protocolos de segurança, não retornando famílias para casa nesse momento. Aquelas que foram removidas por nós da Defesa Civil e equipe da prefeitura, junto com o Corpo de Bombeiros. Então, estamos num momento muito crítico e que infelizmente, dadas as previsões, chuvas intensas, fatos dessa natureza podem voltar a acontecer a qualquer instante”, alertou Falcão.
LEIA MAIS:
VÍDEO: Trecho da BR-364 rompe no interior do Acre após chuvas e deixa cidades isoladas
Nove municípios do AC têm alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (24), aponta Inmet
Moradores da Baixada contabilizam prejuízos um dia após córrego transbordar: ‘tudo nadando’
Chuva em Rio Branco causa transtornos em 17 bairros da capital
Somente até o dia 18 deste mês, já havia chovido 72% do esperado para o mês, que é de 300 milímetros. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), os temporais começaram e causaram destruição na região da Baixada da Sobral e na parte alta da capital.
De acordo com a Defesa Civil, mais chuvas devem ser registradas nesta segunda (24), com até 30 milímetros esperados.
“Mas é uma previsão, isso pode ocorrer até um pouco menos ou mais. Que era o caso que aconteceu no sábado (22), que nós tínhamos previsão de chuva em torno de 25 milímetros e choveu 85 milímetros”, acrescentou.
Ruas ficam cobertas por enxurrada na região do Calafate, em Rio Branco
Enxurrada, transtornos e protestos
Defesa Civil e autoridades de Rio Branco conversam com manifestantes após forte chuvas invadir casas na Baixada da Sobral
Asscom/Defesa Civil
Nesse sábado, os moradores da Baixada da Sobral voltaram a fechar a principal avenida em protesto. Ao longo da noite, além da Defesa Civil, vereadores conversaram com os manifestantes para tentar liberar a via. O vice-prefeito Alyson Bestene e o presidente da Câmara de Vereadores Joabe Lira também foram ao local.
Na noite da última sexta-feira (21), moradores de ao menos quatro bairros da Baixada da Sobral já haviam fechado a rua principal da região em um protesto depois que tiveram as ruas e casas alagadas.
Segundo moradores, o problema ocorre há pelo menos cinco anos, mas ficou mais grave recentemente por causa de obras nos tanques da estação de tratamento de água (ETA 2). Eles afirmam que após o ínicio da construção, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) passou a desviar água para um igarapé que passa pela região
A chuva também causou o adiamento da partida entre Galvez e Independência-AC, válida pela quinta rodada do Campeonato Acreano. A partida foi remanejada para esta terça-feira (25).
Moradores da região da Baixada da Sobral foram os mais afetados com forte chuva
VÍDEOS: g1