Operação para verificar cumprimento de normais ambientais e identificar atividades poluidoras na agropecuária é realizada no Norte de MG


A operação, que foi coordenada pela Unidade Regional de Fiscalização do Noroeste de Minas (URFis), fiscalizou 68.341 hectares de áreas utilizadas para a produção de soja, milho, arroz, café, silvicultura, pecuária, produção de carvão vegetal e barragens de irrigação em Buritizeiro.
Um dos locais fiscalizados
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Uma operação para verificar o cumprimento de normais ambientais e identificar atividades poluidoras na área da agropecuária foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em Buritizeiro.
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (24), as principais irregularidades identificadas pela ação, denominada Pulo de Peixe, foram:
Operação sem licença ambiental adequada;
Captação irregular de água superficial em áreas de conflito;
Poluição provocada pela queima de resíduos sólidos.
A operação, que foi coordenada pela Unidade Regional de Fiscalização do Noroeste de Minas (URFis), fiscalizou 68.341 hectares de áreas utilizadas para a produção de soja, milho, arroz, café, silvicultura (plantação de eucalipto e pinus), pecuária, produção de carvão vegetal e barragens de irrigação.
“Durante a operação, foram utilizados drones, caminhonetes e máquinas fotográficas para monitorar e registrar as atividades, além da análise de dados da Plataforma de Dados Ambientais IDE SISEMA e do Cadastro Ambiental Rural (SICAR), que auxiliaram na definição dos alvos da fiscalização”, divulgou a Semad.
Os empreendimentos que estavam operando em desacordo com a Política Estadual de Proteção Ambiental e de Recursos Hídricos deverão ser alvos de medidas administrativas.
“Buritizeiro, com forte vocação para a agropecuária, silvicultura e pecuária, é uma região estratégica, situada próxima ao Rio São Francisco e ao Córrego Formoso. Essas atividades são fundamentais para a economia local, mas sua execução sem o devido controle ambiental pode acarretar sérios impactos, como a degradação dos recursos hídricos e o comprometimento da biodiversidade.”
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.