
Prévias acontecem no circuito Vem Pro Mar, na Litorânea, e no circuito Vem Pro Centro, em cinco polos de folia A partir do próximo sábado (1º) ruas, praças e becos seculares do Centro Histórico de São Luís serão palco de uma grande festa de blocos tradicionais, grupos de samba, blocos afros, bandas de reggae e diversos artistas locais na abertura do Pré-Carnaval do Maranhão 2025, evento organizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
As prévias carnavalescas na capital maranhense este ano contarão com dois circuitos oficiais de folia: o circuito Vem Pro Centro, na Praça da Fé, Praça do Reggae, Praça dos Catraieiros, Beco Catarina Mina e Praça do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís; e o circuito Vem Pro Mar, na nova extensão da Avenida Litorânea.
Durante todo o mês de fevereiro os foliões contarão com uma programação pré-carnavalesca diversificada, com direito a artistas maranhenses e atrações nacionais.
No circuito Vem Pro Centro a folia pré-carnavalesca está programada para os sábados (1º, 8, 15 e 22 de fevereiro). Já no circuito Vem Pro Mar, as atrações se apresentam nos dias 2, 7, 9, 16 e 23 de fevereiro.
Pré-Carnaval do Maranhão 2025 inicia programação no sábado (1º)
Divulgação/Gov do Maranhão
“Além das atrações nacionais, o carnaval contará com uma programação diversificada, destacando os talentos locais, que são parte essencial dessa grande festa. Seguimos firmes no compromisso de oferecer um carnaval vibrante, que valoriza a cultura maranhense, fomenta a economia e garante segurança e inclusão para todos os foliões”, pontuou o titular da Secma, secretário Yuri Arruda.
No circuito Vem Pro Mar artistas consagrados da música nacional estão entre os destaques da programação de pré-carnaval na Avenida Litorânea, como é o caso do cantor Belo, Márcia Felipe, Banda Eva e da “Rainha do Brasil”, como é reverenciada a cantora Ivete Sangalo, que pela primeira vez se apresenta no Carnaval do Maranhão. Ivete Sangalo vai sacudir a Litorânea na sexta-feira, dia 7 de fevereiro.
“Eu disse que não me responsabilizaria pelas reações de vocês. Mas pode mandar avisar que Veveta tá no comando no dia 7 de fevereiro, no circuito Vem Pro Mar, em nosso pré-carnaval”, anunciou o governador Carlos Brandão, em mensagem nas redes sociais.
Pré-Carnaval do Maranhão 2025 inicia programação no sábado (1º)
Divulgação/Gov do Maranhão
Esta será a terceira edição do já consolidado circuito da Avenida Litorânea, que se destaca como um dos mais icônicos do estado. Ao ar livre e em um dos mais belos cartões-postais da ilha de São Luís, o circuito Vem Pro Mar é estratégico para o turismo, movimentando setores como gastronomia, transporte e o comércio informal.
Com três décadas de atuação no carnaval maranhense, a Confraria do Copo, um dos grandes nomes do carnaval de rua da capital, se apresenta ao lado de Ivete Sangalo no dia 7 de fevereiro. Para o produtor da Confraria do Copo, Bernard Chaves, o carnaval deste ano será um momento ímpar no Maranhão, com palco para atrações nacionais e grandes nomes da música local.
“Estamos há 30 anos no carnaval do Maranhão e temos um público cativo. Vamos tocar swing, axé e tudo o que o povo gosta no carnaval. A programação tem espaço para todos. O que o governador fez é bom, tem circuito na Litorânea e atrações no Centro. Tem espaço para todo mundo tocar”, avalia.
O circuito Vem Pro Mar contará com arquibancada acessível e gratuita para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e famílias com crianças pequenas; espaço do Mais Renda, com a oferta de lanches e bebidas comercializados por vendedores previamente cadastrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e forte presença policial, como equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Cinco polos de folia no Centro Histórico
Ícone da formação centenária da cidade de São Luís, os casarões, ruas e ladeiras do Centro Histórico serão pano de fundo da grande efervescência cultural programada para o circuito Vem Pro Centro.
As prévias carnavalescas no local foram estruturadas em cinco polos de folia, para descentralizar o evento, reforçar a identidade cultural maranhense, atrair turistas e estimular a atividade comercial em espaços consagrados do Centro Histórico.
Pré-Carnaval do Maranhão 2025 inicia programação no sábado (1º)
Divulgação/Gov do Maranhão
Quatro dos cinco polos homenageiam grandes ícones da memória cultural maranhense e foram definidos da seguinte forma:
Polo Praça da Fé -espaço onde se apresentarão blocos tradicionais e blocos de rua. O local foi batizado de Polo Cultural Joãozinho Trinta, em deferência ao carnavalesco maranhense que ganhou fama nacional ao comandar desfiles históricos na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, como é o caso do desfile ontológico da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que em 1989 apresentou o samba-enredo “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”. A Praça da Fé fica localizada na Rua Portugal, ao lado da Casa do Maranhão.
Polo Praça Catraieiros -Situado em frente ao Cais da Praia Grande, o polo homenageia a irreverência da sambista e compositora maranhense Patativa. A festa por lá será comandada por dezenas de grupos de samba e artistas locais, como Jegue Folia, Fuzileiros da Fuzarca, Bicicletinha do Samba e novidades na cena musical ludovicense, como a banda Os Tropix.
Polo Casa do Tambor de Crioula -Em frente à Casa do Tambor, na Rua da Estrela, o local celebrará a memória de Faustina, comerciante e mulher negra que transformou uma das praças da Praia Grande em ponto de encontro para sambistas e rodas de tambor de crioula. A praça atualmente leva o nome da comerciante. Grupos de tambor de crioula vão contagiar o local, com ênfase nas raízes da cultura maranhense.
Polo Praça do Reggae -Ao lado do Museu do Reggae do Maranhão, o polo recebeu o nome Nega Glícia, em alusão à DJ produtora, radialista e ativista cultural Nega Glícia, uma das pioneiras do reggae feminino no Maranhão, que nos deixou em fevereiro do ano passado
Na Praça do Reggae, como não poderia ser diferente, a festa será liderada por bandas, grupos e DJs que têm o ritmo jamaicano como marca.
Esse é o caso do DJ Waldiney, que se apresenta no local no dia 8 de fevereiro. Conhecido locutor e apresentador de programas radiofônicos voltados à música reggae, Waldiney festeja 30 anos de atuação como DJ de reggae em 2025. Para ele, a pluralidade cultural do carnaval maranhense vai garantir uma festa “rica em mistura de ritmos e cores”.
“O reggae não pode parar! Os blocos de reggae arrastam multidões, com programações especiais que valorizam e fortalecem essa cultura tão marcante. Essa é uma oportunidade para destacar uma cultura que já está profundamente enraizada em São Luís há décadas”, ressalta.