VÍDEO: Cratera de 80 metros faz cidade no Maranhão decretar calamidade pública

A prefeitura de Buriticupu, cidade localizada a 415 km de São Luís, no Maranhão, decretou estado de calamidade pública devido ao avanço das voçorocas na região. A situação tem se agravado nas últimas semanas por conta das fortes chuvas, que abriram uma cratera de 80 metros.

Cratera de 80 metros em Buriticupu ocorreu devidos às fortes chuvas

Cratera de 80 metros se abriu em cidade no Maranhão por conta das voçorocas que atingem a região – Foto: Reprodução/ND

Com o decreto de calamidade pública, o município poderá solicitar recursos do Governo do Estado e Federal sem a necessidade de licitação, agilizando as providências.

A Justiça do Maranhão determinou que a prefeitura tome medidas urgentes, como delimitar e isolar as áreas de risco, atualizar o cadastro das famílias afetadas e apresentar um plano para contenção das voçorocas.

Cidade de Buriticupu já perdeu diversas casas

Cidade de Buriticupu, no Maranhão, sofre com as voçorocas há 30 anos – Foto: Reprodução/ND

Cratera de 80 metros provocada por voçorocas deixa população em perigo

Nos últimos 30 anos, mais de 70 casas foram “engolidas” pelas voçorocas, e mais de 180 famílias foram prejudicadas. Uma cratera de 80 metros de profundidade se abriu esta semana na região, mas outras já chegaram a atingir até 600 metros de extensão.

O solo da região, composto por areia, silte e argila, possui pouca porosidade, agravando o problema. O avanço do desmatamento também contribui para a instabilidade do solo, tornando-o mais suscetível ao surgimento de novas crateras.

Buriticupu já havia decretado situação de emergência em 2023 e 2024. Em agosto do ano passado, o Governo Federal liberou R$ 45,7 milhões para auxiliar nas ações de contenção, mas, segundo o prefeito João Carlos Teixeira (PP), os recursos foram destinados para obras de habitação. Ele afirma que o município aguarda a liberação de verbas para obras de prevenção.

Erosões no Maranhão ocorrem há 30 anos

Voçorocas são erosões no solo profundas e extensas – Foto: Reprodução/ND

O que são voçorocas?

As voçorocas são grandes erosões do solo, caracterizadas por sulcos profundos e extensos, que se formam devido à ação da água da chuva em solos desprotegidos ou desestabilizados.

Esses fenômenos ocorrem quando a vegetação natural é removida, deixando o solo exposto e vulnerável à erosão. A água da chuva escorre pela superfície, carregando partículas do solo e criando sulcos que, com o tempo, se aprofundam e se alargam, formando grandes crateras.

Veja imagens impressionantes da voçoroca de 80 metros que abriu no Maranhão


Uma cratera de 80 metros se abriu em Buriticupu esta semana – Vídeo: Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.