![](https://s2-g1.glbimg.com/9VtriLf2_TJ-xHvU-huAOOzMJcM=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/d/7/YAB0ypS9Ss4GkYudIyVQ/05-08-23-programa-emprega-maceio-bebedouro-carteira-de-trabalho-semtes-fotos-jonathan-lins-17-1.jpg)
Taxa de desocupação no país atingiu o menor patamar da história, mas apresenta diferenças significativas para cada região ou grupo contemplado no cálculo. Brasil chegou a menor taxa de desemprego da história em 2024
Jonathas Lins/Secom Maceió
O Brasil terminou 2024 com a menor taxa média de desemprego da história: 6,6%. No último trimestre do ano, o índice foi de 6,2%, perdendo apenas para o resultado do mês anterior, de 6,1%.
Esses números, no entanto, são bastante diferentes em cada região do país. No Nordeste, por exemplo, a taxa de desemprego (8,6%) foi mais que o dobro da registrada no Sul (3,6%).
Os dados divididos por gênero, raça e nível de instrução também ajudam a entender a desigualdade do mercado de trabalho no Brasil.
Confira abaixo o perfil do desemprego no país em quatro gráficos.
Região
Gênero
Raça
Escolaridade
Entenda como o desemprego é calculado no Brasil
📍 Região
Desde o início da série histórica do IBGE, em 2012, o Sul é a região do país que tem a menor taxa de desemprego. Ela foi a única, inclusive, onde o índice apresentou uma queda significativa no último trimestre de 2024: de 4,1% para 3,6%.
As demais tiveram recuos menores, ou pequenos aumentos. No Nordeste, a taxa caiu para 8,6%, mas segue muito acima das outras regiões brasileiras.
Veja a taxa de desemprego em cada estado brasileiro
♀️ Gênero
Historicamente, a taxa de desemprego no Brasil é maior entre as mulheres do que entre os homens. Nos últimos anos, o índice vem caindo para os dois grupos, mas a diferença segue bastante visível.
Ao fim de 2024, 7,6% da força de trabalho feminina estava desocupada, enquanto, entre os homens, o percentual era de 5,1%.
👨🏽🦱 Raça
O desemprego também afeta mais as populações pretas e pardas do que a branca, desde o início da série histórica.
No último trimestre de 2024, a taxa de desocupação entre os brancos chegou a 4,9%, mas ainda ficou acima de 7% entre pardos e pretos.
📚 Escolaridade
No recorte por nível de instrução, as maiores taxas de desemprego são do grupo que não terminou o Ensino Médio. Para quem tem Ensino Superior completo, os índices são bem menores — perto de 3% em 2024.