![](https://s2-g1.glbimg.com/Ekd9MOI674t_BwJLtIlL7HotNBk=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/M/Tu19q6TGq6cBwISfB0QQ/whatsapp-image-2025-02-07-at-15.24.24-1-.jpeg)
Segundo a Prefeitura, a iniciativa está sendo implantada em caráter de urgência por conta das deportações que estão sendo realizadas pelo presidente norte-americano Donald Trump em seu atual mandato. Avião da Força Aérea Brasileira vai transportar brasileiros deportados dos Estados Unidos para Minas Gerais.
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
A Prefeitura de Governador Valadares anunciou a instalação do Serviço de Apoio ao Valadarense em Situação de Deportação. A iniciativa está sendo implantada em caráter de urgência por conta das deportações que estão sendo realizadas pelo presidente norte-americano Donald Trump em seu atual mandato.
Avião com brasileiros deportados dos EUA pousa em Belo Horizonte
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, a iniciativa ocorre por conta da expectativa de que valadarenses sejam enviados à sua terra natal. As famílias dos deportados também poderão ser assistidas.
Conforme mostrou recentemente o g1 em uma reportagem especial, a partir da década de 60, muitos moradores da cidade foram para os Estados Unidos buscando melhorar de vida. Até o momento, não há um comunicado oficial sobre quantos valadarenses estão ou serão deportados.
“Não sabemos quantos estão nesta situação, mas estamos com nossas estruturas preparadas para atender a todos. Os valadarenses serão recebidos de braços abertos”, garantiu o prefeito Coronel Sandro.
‘Valadólares’: Conheça a história de Governador Valadares, uma das cidades brasileiras com maior migração para os EUA
Para a instalação do serviço, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) montou uma equipe formada por assistente social, psicólogo e cadastrador do CadÚnico.
“O objetivo é oferecer aos valadarenses que se encontrarem nesta situação de deportação atendimento especializado, humanizado e integrado para garantir o acesso aos serviços da rede socioassistencial e, assim, promover a reintegração social destas pessoas de forma digna e respeitosa”, completou a secretária Ester Maria Matos.
De acordo com a Prefeitura, haverá um número para contato com o Serviço de Apoio ao Valadarense em Situação de Deportação, que ainda será divulgado. Os atendimentos deverão ocorrer das 8h às 22h, durante toda a semana, e por 24 horas quando houver a chegada de valadarenses deportados. O serviço funcionará na SMAS, na Rua Pedro Lessa, 286, Lourdes.
Entre as atribuições do serviço estão:
Encaminhamento para atendimento psicossocial (assistente social e psicólogo) avaliando e encaminhando para os elegíveis: aluguel social, segunda via de documentação, acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Encaminhamento para o Cadastro Único do Governo Federal a fim de avaliar a elegibilidade e garantir acesso a programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de Água
Encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social de referência das famílias
Encaminhamento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para casos que demandem acompanhamento mais intenso, como violação de direitos
Oferta do Banco de Empregos do município
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.