Veja como a cúrcuma pode ser um poderoso aliado dos músculos no pós-treino, segundo estudo

A cúrcuma, que é parte da família do gengibre, tem sido valorizada por milhares de anos como tempero e corante natural para alimentos na culinária.

O caule da cúrcuma produz uma substância amarela ou vermelha, que é o ingrediente base do curry, um prato popular originário da Ásia que ganhou reconhecimento global.

Além dos usos culinários, a cúrcuma e a curcumina seu composto ativo, integram a medicina tradicional asiática. Várias pesquisas foram feitas para explorar as propriedades da curcumina, os efeitos no corpo e benefícios à saúde do consumo de cúrcuma.

na foto aparece um pote de cúrcuma que é usada na culinária asiática e traz benefícios à saúde

Cúrcuma é benéfica para a saúde e ajuda a reduzir os danos musculares após os exercícios – Foto: Freepik/Divulgação/ND

A cúrcuma e a redução de danos musculares

Segundo um estudo de pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) a cúrcuma e a curcumina podem reduzir danos musculares e a inflamação no sistema musculoesquelético após exercícios físicos vigorosos.

“Tanto o consumo de curcumina antes quanto depois do exercício está associado a melhores resultados em termos de recuperação muscular, redução da dor e melhora da capacidade antioxidante”, disse Daniel Vasile Popescu-Radu que é o principal autor do artigo.

Centenas de estudos demonstraram os benefícios e o potencial da curcumina no que diz respeito às propriedades. A cúrcuma é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Descoberta dos cientistas

A nova contribuição dos cientistas é a confirmação dessas descobertas no campo dos esportes por meio de uma revisão da literatura científica, que foi recentemente publicada em acesso aberto no Journal of the International Society of Sports Nutrition.

“O objetivo deste estudo foi avaliar as evidências científicas sobre a eficácia da curcumina na mitigação de danos musculares induzidos por exercícios, como lesões em fibras musculares, dor e força reduzida, e estabelecer sua capacidade de reduzir marcadores inflamatórios, melhorar a percepção da dor e acelerar a recuperação muscular quando consumida por participantes treinados”, disse Popescu-Radu. “O uso eficaz da curcumina depende de fatores como dosagem, biodisponibilidade e tempo de consumo.”

De acordo com os autores, os possíveis benefícios da curcumina incluem a mitigação e o combate a diversos problemas, como inflamação muscular local e inflamação sistêmica.

Além disso, danos oxidativos decorrentes do aumento da produção de radicais livres durante o exercício físico e dores musculares, melhorando assim a percepção subjetiva da dor pelo indivíduo e a amplitude de movimento do grupo muscular afetado.

“A ingestão moderada de curcumina dentro da faixa de dosagem pós-exercício estabelecida ajuda a melhorar e acelerar a recuperação muscular”, disse Popescu-Radu, que também explicou que “sempre há espaço para supervisão profissional, pois um especialista pode ajustar a dosagem e o momento da ingestão para otimizar seus benefícios”.

na foto aparece a cúrcuma espalhada em um pote aberto e ao lado do gengibre

Possíveis benefícios da curcumina incluem a mitigação e o combate a diversos problemas, como inflamação muscular local e inflamação sistêmica – Foto: Freepik

Ingestão diária de cúrcuma

Os cientistas estimam que uma ingestão diária de curcumina de 1-4 g seja suficiente para que pessoas com boa saúde desfrutem dos benefícios em relação a exercícios.

Apesar desses benefícios comprovados, os especialistas enfatizaram que os fatores que devem ser levados em consideração incluem efeitos hormonais e características individuais do paciente ou consumidor, bem como o momento da ingestão e a formulação exata usada.

“A absorção e a biodisponibilidade da curcumina podem ser afetadas pela formulação usada ou pela presença de outras substâncias, como a piperina. Além disso, a composição variada dos participantes nos estudos torna muito difícil extrapolar esses resultados para atletas femininas ou para circunstâncias específicas, como perimenopausa e menopausa”, disse Popescu-Radu.

Os especialistas ainda alertaram que embora todos esses estudos mostrem o potencial da cúrcuma como suplemento para atletas, pesquisas adicionais são necessárias para confirmar e consolidar essas descobertas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.