O desabamento de igreja histórica em Salvador, capital da Bahia,provocou a morte de uma jovem de 26 anos e deixou outras cinco pessoas feridas nessa quarta-feira (5). Giulia Panchoni Righetto era natural de Ribeirão Preto, no interior paulista, e estava visitando o prédio histórico quando houve o colapso das estruturas do local. Ela não resistiu aos ferimentos.
Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja de ouro”e localizada no Pelourinho, desabou no momento em que turistas visitavam o espaço.
Em imagens, compartilhadas nas redes sociais, foi possível ver o local coberto por destroços após o acidente (veja abaixo). A morte de Giulia e as causas do acidente são investigadas pela Polícia Civil da Bahia.
Jovem morre em desabamento de igreja
Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, era natural de Ribeirão Preto e morava há três anos em São Paulo. A jovem vítima de desabamento de igreja era formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Nas redes sociais, a publicitária compartilhava fotos do cotidiano e viagens. Ela trabalhava em uma multinacional de alimentos e cursava pós-graduação na capital paulista.
Além de Giulia, o desabamento de igreja deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo dois alemães, identificados pelo Corpo de Bombeiros como: Heidemarie Gudurun, de 79 anos, e Karl Heinz, de 63 anos.
Os feridos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros, e encaminhados para uma unidade de saúde local.
Ponto histórico e turístico
A Igreja São Francisco de Assis foi construída no início do século 18 no centro histórico de Salvador. Seu interior é revestido de ouro e ela é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. O prédio é um dos mais expressivos monumentos do barroco nacional e é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a igreja é um dos principais pontos turísticos do centro de Salvador e conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado, com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.
*Com informações do Estadão Conteúdo.