Prisão e suspensão de licença: flagrante de desmatamento em Itajaí leva a punições

Por volta das 9h desta quarta-feira (5), a Guarda Municipal de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, fez um fragrante de desmatamento após denúncia sobre o uso irregular de motosserras em uma APP (Área de Preservação Permanente), na rua Olímpio Manoel Cabral, no bairro Praia Brava.

Imagem mostra momento do flagrante de desmatamento em Itajaí

Flagrante de desmatamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), em Itajaí – Foto: Secom Itajaí/Reprodução

De acordo com a denúncia, o corte da vegetação ocorria pela manhã e estaria em andamento no momento da chamada. A equipe de segurança partiu até o local e foi informada pela comunidade que havia atividade de corte no morro.

No local, era possível ouvir o barulho das motosserras. Durante a averiguação, foram constatadas diversas árvores cortadas e abordados dois indivíduos que operavam os equipamentos. Eles informaram que prestavam serviço para uma empresa loteadora e apresentaram documentação relacionada à atividade.

A equipe de segurança constatou que as autorizações de corte estavam vencidas desde 9/5/2024. Segundo o Ibama, as motosserras estavam cadastradas e regulares no sistema em acordo com a legislação. O caso foi imediatamente repassado ao Inis (Instituto Itajaí Sustentável), que determinou a interrupção da atividade até análise detalhada da documentação.


Veja momento do flagrante de desmatamento em Itajaí – Vídeo: Secom Itajaí/Reprodução

Flagrante de desmatamento acabou com homem preso e licença de empresa suspensa

No decorrer da abordagem, foi constatado ainda que um dos indivíduos possuía um mandado de prisão ativo. Diante disso, a guarnição procedeu com a prisão e conduziu o homem até o presídio de Canhanduba para o cumprimento da decisão judicial.

Já durante à tarde, a Guarda Municipal prestou apoio ao Inis em nova fiscalização no local, após outra denúncia de supressão de vegetação. A equipe constatou novas árvores cortadas e acompanhou a notificação da empresa responsável, que teve a licença suspensa por 90 dias.

Suspeito de desmatar área de preservação tinha mandado de prisão em aberto - Secom Itajaí/Reprodução

1
3

Suspeito de desmatar área de preservação tinha mandado de prisão em aberto – Secom Itajaí/Reprodução

Empresa estava com autorização para desmatamento vencida - Secom Itajaí/Reprodução

2
3

Empresa estava com autorização para desmatamento vencida – Secom Itajaí/Reprodução

Guarda municipal flagrou desmatamento após denúncia - Secom Itajaí/Reprodução

3
3

Guarda municipal flagrou desmatamento após denúncia – Secom Itajaí/Reprodução

As informações coletadas, incluindo fotos e vídeos, foram encaminhadas ao Inis para análise e providências cabíveis. A Guarda Municipal de Itajaí segue atuando para garantir o cumprimento das normas ambientais e a segurança da população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.