Escorpiões são encontrados até em cadeirinha de bebê no ES; proliferação e casos de picadas aumentam no verão


Segundo a Prefeitura de Linhares, no Norte do estado, quatro pessoas já foram vítimas desses aracnídeos nos primeiros 15 dias de 2025. Proliferação de escorpiões: muitos casos de picadas têm sito registrados em Linhares
O verão é período de alerta para o aparecimento de escorpiões. O clima úmido e quente da estação fazem aumentar a proliferação desses animais, que se tornam mais ativos em busca de alimento e abrigo. Por conta disso, aumenta também o número de ocorrências de picadas e acidentes.
Em Linhares, município do Norte do Espírito Santo, foram registrados 150 atendimentos relacionados a picadas de escorpião no município de janeiro a dezembro de 2024, segundo a prefeitura. Já nos primeiros 15 dias de 2025, quatro pessoas já foram vítimas desses aracnídeos 🦂.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Aumento do número escorpiões encontrados dentro de casa preocupa moradores em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
TV Gazeta
Moradora do bairro São José, a fisioterapeuta Caroline Dadalto passou pela situação de encontrar um escorpião no quarto do filho Guilherme, no ano passado.
“A gente ficou assustado, não sabia muito como agir no momento. Conversei com o meu esposo e decidimos dedetizar a casa e conversar com os vizinhos para entender como prevenir esse problema”, contou a fisioterapeuta.
Embora o bebê não tenha sido picado, a família tomou medidas preventivas, como vedar a fresta sob a porta com produtos específicos.
“Compramos um produto para vedar a porta durante a noite, para ver se diminui a chance de escorpião entrar”, explicou Caroline.
Escorpiões na garrafa
Aumento do número escorpiões encontrados dentro de casa preocupa moradores em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
TV Gazeta
No bairro da Caroline, outros moradores também relataram que encontrar escorpiões é frequente, especialmente dentro das residências.
A dona de casa Maria Jesus Martins dos Santos Ferreira e a neta Ellen Dalmasio de Souza, de 11 anos, moram em uma região cercada por terrenos baldios e construções inacabadas. A família já capturou tantos escorpiões que decidiu armazená-los em uma garrafa.
“Desde que a gente se mudou para cá, aconteceram muitos casos. Até no banheiro, minha mãe foi usar e quase picou o pé da minha irmã”, relatou Ellen.
A avó contou que vive em alerta e que a limpeza da residência é rigorosa. “Tomamos muitos cuidados, fazemos limpeza todo dia, mas mesmo assim eles aparecem”.
Aumento do número escorpiões encontrados dentro de casa preocupa moradores em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
TV Gazeta
A situação se repete em outras regiões da cidade. Em um vídeo enviado à reportagem da TV Gazeta, uma moradora do bairro Lagoa Park mostrou o flagrante de um animal em na cadeirinha de bebê do filho de cinco meses.
“Mais um escorpião encontrado aqui dentro de casa, dessa vez foi na cadeirinha”, narra a moradora no vídeo.
A mulher, que não quis se identificar, disse que já encontrou 12 escorpiões, nos últimos cinco meses.
Cuidado redobrado com as crianças
Para os especialistas, as crianças estão entre as mais vulneráveis aos efeitos do veneno dos escorpiões. Segundo o médico infectologista, Fernando Aché, é fundamental agir rapidamente em caso de picadas.
“O paciente pode sentir dor local forte, sudorese, espasmos e, em casos graves, evoluir para insuficiência cardíaca e renal”, alertou.
As orientações incluem lavar a ferida com água e sabão, aplicar compressas mornas e levar o escorpião, vivo ou até mesmo uma fotografia, ao pronto-socorro, com o paciente. O médico, também descartou o uso de receitas caseiras.
“É abominável passar qualquer coisa na ferida, nada de receitas caseiras. Além disso, a pessoa não deve movimentar muito a área picada. Por exemplo, se for na mão, procurar não levantar a mão, porque isso faz com que o veneno circule mais fácil”, destacou o especialista.
Saiba como agir e qual serviço de saúde procurar em caso de picadas de animais peçonhentos no ES
Pedido de fiscalização
Terreno baldio com lixo e entulho é exemplo de ambiente onde o escorpião pode se proliferar.
TV Gazeta
Apesar dos esforços individuais, moradores apontam que a falta de limpeza em terrenos baldios agrava o problema.
“A prefeitura, a equipe especializada, precisam procurar ajudar o bairro e intensificar a fiscalização”, reforçou Caroline Dadalto.
LEIA TAMBÉM:
Teste rápido para detectar salmonella em alimentos é desenvolvido por pesquisadora em universidade do ES
Peixe baiacu que causou morte no ES tem toxinas e espécies menores são as mais perigosas, segundo biólogo
O que diz a Prefeitura de Linhares
A Prefeitura de Linhares informou que, servidores da Unidade de Vigilância de Zoonoses, trabalham na orientação e busca ativa de espécimes. Além disso, os profissionais realizam palestras informativas em escolas, empresas, órgãos públicos ou privados, conforme agendamento prévio.
Uma orientação importante é que os moradores respeitem os cronogramas de recolhimento de lixo doméstico e de entulhos, uma vez que o acúmulo de resíduos podem se tornar esconderijos dos escorpiões.
Dicas para prevenção do escorpião:
🧹 Limpeza e conservação de jardins e quintais, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção, dentre outros;
🌿 Para os jardins, cuidar ou evitar folhagens densas junto a paredes e muros e manter a grama aparada;
🏡 Limpar periodicamente terrenos baldios;
👞 Sacudir bem as roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;
🚪Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência.
Caso haja algum incidente com escorpião a orientação é de que o cidadão procure o Hospital Geral de Linhares – HGL, referência no município no tratamento. As notificações são regulamentadas pelo registro de ocorrência no hospital.
Para informações sobre a solicitação de palestras ou atendimento domiciliar referente ao escorpião em Linhares, podem ser obtidas na Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ, localizado na Avenida Wilson Durão, 955 – bairro Três Barras. Telefone: 3150 1288/1289.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.