Saiba como é o processo de avaliação de Walber Santana, indicado para ser administrador de Fernando de Noronha


Ele foi indicado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), para substituir Thallyta Figueirôa, que deixou o cargo. Após recesso, Alepe retomou os trabalhos nesta segunda (3). Nome de Walber Santana será avaliado pelos deputados estaduais
Walber Santana/Divulgação
O nome de Walber Santana, indicado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para o cargo de administrador de Fernando de Noronha, começa a ser apreciado pelos deputados estaduais nesta segunda-feira (3), com o fim do recesso da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O candidato deve comprovar ter condições para realizar o trabalho de gestão da ilha.
Walber Santana deve substituir Thallyta Figueirôa, primeira mulher a ocupar o cargo e que deixou a função na última semana de janeiro.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O deputado Antônio Moraes (PP), que preside a Comissão de Justiça da Alepe, indicou o passo a passo do processo na Assembleia.
“A mensagem da governadora será recebida pela Mesa Diretora e encaminhada para a Comissão de Justiça. Nós marcamos a sabatina para avaliação do indicado, e os deputados votam para aprovação ou não”, declarou Moraes.
Em caso de aprovação na Comissão de Justiça, o nome de Walber Santana será submetido à votação no plenário.
“No plenário, a aprovação necessita de maioria simples e nominal. Será preciso ter a presença de 25 deputados. Desse total, a indicação necessita ter aprovação da maioria”, disse Antônio Moraes.
LEIA TAMBÉM:
Representantes de moradores e empresários avaliam mudança na Administração da Ilha
Quem é Walber Santana
Biólogo e advogado, Walber Santana é o indicado da governadora para administrar Fernando de Noronha. De acordo com o governo do estado, o candidato a administrador:
é formado em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em direito pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit/Facipe), com mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável;
atuou em diversos órgãos do setor público, inclusive como chefe de gabinete na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) e coordenador do Programa Noronha Carbono Neutro;
atualmente, é auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), mas foi cedido ao governo de Pernambuco, onde trabalha como secretário executivo de Meio Ambiente.
O g1 entrou em contato com o indicado para o cargo de administrador para saber da expectativa para avaliação na Alepe e proposta para o futuro trabalho em Fernando de Noronha, mas Walber Santana disse que prefere aguardar o final do processo na Assembleia Legislativa para se pronunciar.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.