Recomendada em laudo como medida emergencial há 2 anos, instalação de tela ao redor de pedreira de Piracicaba é suspensa


Medida é recomendada para evitar que rochas atinjam pessoas e veículos em casos de queda. Nova gestão municipal diz que altura do alambrado e tipo de tela especificados em projeto da administração anterior são “ineficazes” e vai revisá-lo. Faixas no sentido Centro-bairro serão compartilhadas em duplo sentido, enquanto as faixas sentido bairro-Centro seguirão interditadas
Prefeitura de Piracicaba
Anunciada há dois anos, a instalação de alambrado de proteção ao redor da Pedreira do Bongue, em Piracicaba (SP), foi suspensa. Laudo técnico assinado por um geólogo e concluído em janeiro de 2023 tinha apontado essa intervenção como emergencial. Isso porque o paredão fica ao lado da Avenida Jaime Pereira e tem histórico de queda de rochas, o que coloca em risco veículos e pedestres que passam pelo local.
LEIA MAIS:
Em 2022, engenheiro apontou ‘fissuras preocupantes’ na pedreira
Em 2023, foi realizado corte de árvores com risco de cair do paredão
Em 2024, foram instaladas valas de contenção no local
No mesmo ano, ação derrubou pedras com risco de cair
Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de Piracicaba publicou em Diário Oficial a suspensão de uma concorrência para contratar empresa para instalar a tela de contenção. A nova gestão municipal justificou que há necessidade de correções no projeto criado na administração anterior e que, por isso, vai revisá-lo.
“A suspensão foi necessária já que o que foi dimensionado no projeto não atende as especificações técnicas para a proteção da pedreira. Segundo a Secretaria de Obras, no projeto desenvolvido pela gestão anterior, a altura do alambrado e o tipo de tela são ineficazes. Agora, a atual Administração está revisando o projeto para licitar a obra o mais rápido possível, garantindo a proteção da via”, comunicou.
ARQUIVO: Rochas da pedreira do Bongue se soltaram e caíram em Piracicaba, em 27 de julho de 2024
Segundo o edital da concorrência, estava prevista a instalação de 150 metros de alambrado com quatro metros de altura, em tela de aço galvanizado, e postes em viga metálica em perfil laminado. Em janeiro de 2023, havia sido anunciada uma tela com seis metros de altura.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O custo previsto da obra é de R$ 812,7 mil e prazo de conclusão em 60 dias após a ordem para início dos trabalhos. Questionada pelo g1, a prefeitura não informou novo prazo para retomar a concorrência e realizar a instalação do alambrado.
A reportagem questionou a equipe do ex-prefeito Luciano Almeida (PP) a respeito da afirmação de que o projeto não atende a especificações técnicas, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Trecho da Avenida Jaime Pereira que contorna a pedreira do Bongue, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Laudo apontou limitações em barreira existente
O laudo técnico de janeiro de 2023, assinado pelo geólogo Jehovah Nogueira Júnior, apontou limitações na tela existente atualmente no local.
“A mesma não é totalmente eficiente na retenção de blocos, podendo ser considerada uma medida emergencial. Por não se tratar de uma estrutura rígida, as colunas de PVC estruturado e sem viga de travamento no topo podem sofrer deformações quando impactadas por blocos de dimensões maiores. Além do ruído e deslocamento causados pelo impacto, provocando sobressaltos nos pedestres e motoristas, pode haver projeção direta de fragmentos de rocha para avenida”, detalha
Vistoria na pedreira do Bongue, em dezembro de 2022, em Piracicaba
Camila Piacentini
O que já foi feito?
Em 2023, a administração anterior contratou e realizar outras intervenções para aumentar a segurança na região da pedreira:
Foram executados os cortes de 40 árvores no topo do paredão, que estavam em área de risco, além de 700 podas nas leucenas que ficam na avenida;
Uma empresa contratada realizou a derrubada de rochas que estavam com risco de se desprender da pedreira;
Para a liberação da via, a prefeitura realizou uma força-tarefa com serviços de tapa-buraco, limpeza de guias e sarjetas, reparos na calçada, manutenção na rede elétrica, corte de mato e poda de árvores;
Já depois da liberação, a mesma empresa que fez a derrubada das rochas limpou o canal na base da pedreira, uma vez que boa parte do material retirado era proveniente deste serviço.
Engenheiro aponta “fissuras preocupantes”! na pedreira do Bongue, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Histórico de deslizamentos
A região do Bongue tem histórico de deslizamentos. A pedreira é um ponto conhecido em Piracicaba, principalmente pelo paredão, que chama a atenção pela beleza. Mas, principalmente no período chuvoso, há registros em diferentes anos de deslizamentos no local.
O risco para quem passa ou trabalha na região ocorre porque a pedreira fica bem ao lado da via, que é movimentada.
Na última ocorrência, em agosto de 2024, foi necessário interditar a Avenida Jaime Pereira, conhecida como Estrada do Bongue, por 11 dias. Em registros mais antigos, em 2014 e 2016, caíram na via rochas de 2 e 3 toneladas, respectivamente.
Deslizamento na pedreira do Bongue em 2015
Thainara Cabral/G1
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.