FOTOS: Reféns libertadas pelo Hamas reencontram família em Israel

Um grupo de militares, que foi capturado pelo grupo terrorista Hamas, foi libertado após mais de um ano de cárcere. Imagens divulgadas pela Força de Defesa de Israel mostram o momento em que as quatro reféns libertadas pelo Hamas se reuniram com familiares, neste sábado (25).

Reféns libertadas pelo Hamas neste sábado (25)

Liberação de reféns pelo Hamas foi parte de acordo para cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista – Foto: Forças de Defesa de Israel/R7

Daniella Gilboa, Liri Albag, Naama Levy e Karina Ariev foram levadas de helicóptero até um hospital, onde se encontraram com a família e receberam tratamento médico. A libertação das jovens faz parte da primeira fase da trégua entre Hamas e Israel.

O acordo, previsto para durar seis semanas, deve permitir a libertação de 33 reféns em troca de aproximadamente 1,9 mil palestinos mantidos pelo governo israelense. As jovens, com idades de 19 e 20 anos, foram levadas de uma base militar em outubro de 2023, quando o conflito se iniciou.

Reféns liberadas pelo Hamas passaram mais de um ano em cárcere

Nas redes sociais, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, confirmou a chegada das jovens ao país e deu as boas-vindas às reféns libertadas pelo Hamas. “Juntamente com todo o povo de Israel, minha esposa e eu abraçamos você de todo o coração”, diz a publicação. “Continuaremos a trabalhar para devolver todos os nossos abduzidos a casa – tanto a vida como o espaço”, completou em hebraico.

"Daniela Gilboa, Liri Elbag, Naama Levy e Karina Ariev – bem-vindas ao lar! Juntamente com todo o povo de Israel, minha esposa e eu abraçamos você de todo o coração! Continuaremos a trabalhar para devolver todos os nossos abduzidos a casa – tanto os vivos como os espaços"

“Daniela Gilboa, Liri Elbag, Naama Levy e Karina Ariev – bem-vindas ao lar! Juntamente com todo o povo de Israel, minha esposa e eu abraçamos você de todo o coração! Continuaremos a trabalhar para devolver todos os nossos abduzidos a casa – tanto os vivos como os espaços.” – Foto: Benjamin Netanyahu/@netanyahu/X

“Após 477 dias em cativeiro, nosso helicóptero da IAF [Força Aérea Israelense] está pronto para receber nossos reféns e trazê-los de volta para casa”, comunicou o exército israelense. O tenente-coronel do exército, Nadav Shoshani, também se pronunciou e afirmou que o governo não esqueceu os outros 90 reféns que ainda não foram libertados, incluindo crianças, mulheres e idosos.

No discurso, o militar criticou o Hamas e disse que o grupo terrorista não cumpriu o acordo. “O Hamas falhou ao cumprir suas obrigações de primeiramente libertar reféns mulheres civis israelenses, como parte do acordo”, disse.

Além das jovens, o grupo deveria ter libertado Arbel Yehud, uma jovem civil de 29 anos, Shiri Bivas e outras duas crianças, informou o governo israelense. Por fim, o militar agradeceu aos Estados Unidos, Catar e Egito pelo apoio prestado e pediu para os países garantam que o Hamas cumpra sua parte no acordo.

Quatro reféns foram libertadas e passaram por exames médicos neste sábado (25) - Forças de Defesa de Israel/R7

1
4

Quatro reféns foram libertadas e passaram por exames médicos neste sábado (25) – Forças de Defesa de Israel/R7

Soldadas do exército reencontraram família após mais de um ano em cárcere - Forças de Defesa de Israel/R7

2
4

Soldadas do exército reencontraram família após mais de um ano em cárcere – Forças de Defesa de Israel/R7

Reféns foram libertadas e reencontram familiares neste sábado (25) - Forças de Defesa de Israel/R7

3
4

Reféns foram libertadas e reencontram familiares neste sábado (25) – Forças de Defesa de Israel/R7

Militares do Exército Istaelense passaram 477 dias em cárcere - Forças de Defesa de Israel/R7

4
4

Militares do Exército Istaelense passaram 477 dias em cárcere – Forças de Defesa de Israel/R7

Quem são as reféns libertadas pelo Hamas

  • Karina Ariev: 19 anos, é uma soldada da Força de Defesa Israelense que foi capturada pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, durante um ataque surpresa ao sul de Israel. Ela estava servindo na base militar de Nahal Oz. Karina é formada em psicologia e sociologia e planejava seguir carreira em psicologia ou cosmetologia;
  • Daniella Gilboa: 20 anos, também foi capturada durante o ataque de 7 de outubro de 2023. Ela é cofundadora e CEO da AiVF, uma empresa de tecnologia de fertilidade. Daniella estudou bioestatística e epidemiologia na Universidade de Tel Aviv;
  • Naama Levy: 20 anos, foi sequestrada pelo Hamas enquanto servia como observadora da Força de Defesa Israelense na base de Nahal Oz. Ela nasceu em Israel e foi criada na Índia, onde frequentou uma escola americana. Naama é triatleta e voluntária em várias organizações, incluindo a Cruz Vermelha e a ONU;
  • Liri Albag: 19 anos, foi sequestrada pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, enquanto servia como soldada de vigilância na base de Nahal Oz. Era seu terceiro dia como soldada da Força de Defesa Israelense. Sua família tem pressionado o governo israelense para negociar sua libertação.

*Com informações do R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.