Sesc leva 12 jovens de orquestra de Roraima para festival internacional de música no Rio Grande do Sul


Jovens músicos vão participar do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas (RS), na próxima sexta-feira (31). Inclusão social e educação: Sesc leva 12 jovens de orquestra de Roraima para festival internacional de música no Rio Grande do Sul
Divulgação/Sesc
O projeto Sesc Orquestras Jovens de Roraima levou 12 jovens para o Rio Grande do Sul para participar do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas (RS). No evento, que acontece na próxima sexta-feira (31), os jovens vão assistir a aulas, oficinas, recitais e participar de um intercâmbio com colegas.
Os jovens músicos também vão se apresentar no Teatro Guarany, espaço tradicional da cultura local e ponto turístico da cidade gaúcha, ao lado dos colegas conterrâneos e de integrantes das orquestras Sesc de outros 9 estados.
Na bagagem, muito talento, sonhos e sede de aprendizado. Até para quem participa pela segunda vez do Festival, como a Estefany Rivas, 22 anos, aluna violinista do projeto. Ela começou na música aos 8 anos, em seu país de origem, Venezuela, e ingressou na orquestra do Sesc há três anos.
“O projeto ajuda muito a estimular e revelar talentos musicais. Contei também com o incentivo do professor, que acreditou no meu potencial”, disse Estefany.
Professor de violino da Orquestra Jovem Sesc de Roraima, Rafael Dommar, 33 anos, revive um pouco da própria história ao acompanhar os alunos. O venezuelano chegou ao Brasil em 2020 e, no ano seguinte, começou a trabalhar no projeto.
Sua história com a música começou cedo. Aos seis anos começou a estudar violino, inspirado pelo irmão mais velho. Aos 16 já era musicista profissional e integrava a Orquestra Sinfônica de Caracas. Ele é bacharel na área e integrou ainda a Orquestra Sinfônica da Venezuela até 2016.
“Com as orquestras jovens do Sesc ajudamos crianças e jovens a se tornar profissionais, enriquecemos suas vidas, criamos uma família integrada e transformamos sonhos em realidade”, apontou.
Criado nacionalmente em 2004, o projeto Sesc Orquestras Jovens reúne mais de 1.400 alunos de 12 estados brasileiros.
Divulgação/Sesc
Criado nacionalmente em 2004, o projeto Sesc Orquestras Jovens reúne mais de 1.400 alunos de 12 estados brasileiros. Combina inclusão social e educação musical e vem transformando a vida de centenas de adolescentes com cursos de instrumentos e prática de conjuntos. Estarão no Festival Internacional Sesc de Música 58 jovens das orquestras – de diferentes locais do país.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.