MP investiga perseguição policial que terminou em troca de tiros e um suspeito morto em Rio Branco


Um homem foi morto, um ferido e outro foi preso durante a perseguição. Polícia atendia o chamado de um pastor que foi sequestrado e teve bens roubados em novembro de 2024. MPAC instaura procedimento para acompanhar investigação sobre operação policial em Plácido de Castro
Divulgação
O Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um procedimento para investigar uma perseguição policial pelas ruas de Rio Branco , que terminou na Rua Fonte Nova, no bairro Conquista, com um homem morto, um ferido e outro preso na madrugada do dia 20 de novembro do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A Promotoria de Justiça Especializada de Controle Externo da Atividade Policial quer esclarecer as circunstâncias da ocorrência e se ocorreu suposto abuso de autoridade na ação.
De acordo com o MP, o suspeito morto foi identificado como João Lucas de Almeida, de 18 anos. Um outro suspeito que ficou ferido foi um adolescente de 16 anos e o que foi preso tinha 19 anos á época do crime.
“”[…] sofreram lesões corporais em razão de disparos de arma de fogo em tese efetuados por policiais militares em contexto de atividade, bem como que na mesma ocasião João Lucas de Almeida veio a óbito em razão de disparos efetuados por policiais militares em atividade, a configurar morte decorrente de intervenção policial […]”, ressaltou a promotora Maria Fátima Ribeiro Teixeira.
Ao final da investigação, o MP vai decidir se prossegue com uma ação civil pública, ou se o caso será arquivado.
“Notícia(s) de prática(s) de crime(s) perpetrado por policiais em atividade ou dela decorrente exige pronta atenção do Ministério Público, e caso constatada sua veracidade justifica implicará na eventual responsabilização de seus autores na seara criminal e administrativa”, acrescentou a promotora.
Sequestro e roubo
Segundo informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), a situação começou com o sequestro de um pastor [líder religioso] que mora no bairro Distrito Industrial, no Primeiro Distrito de Rio Branco. Após ser solto, a vítima ligou para a polícia e falou sobre seu sequestro.
Ele contou que, por volta das 22h do dia 19, teve seu carro roubado por vários homens que estavam armados com duas pistolas. A vítima estava sozinha e os criminosos o teriam levado a um cativeiro, que ele não sabe onde fica, o deixaram preso e saíram com o carro para cometer crimes pela capital.
O pastor afirmou ainda, em depoimento, que teria ouvido os criminosos falarem que iriam usar o carro dele para efetuar outros roubos.
Roubo e perseguição
Por volta das 3h da madrugada do dia 20, na Estrada da Usina, bairro Aviário, o Copom recebeu o chamado de um homem que teria sido vítima de roubo, onde seis indivíduos armados o teriam abordado, levado a moto e os documentos.
Após ter dado a descrição do carro e dos suspeitos, e informado que os criminosos teriam entrado para o bairro Morada do Sol, a polícia saiu em busca dos homens. Ao avistarem o carro descrito, iniciaram a perseguição que ocasionou no confronto na região na Rua Fonte Nova.
“O condutor do veículo desceu armado e desobedeceu às ordens para largar a arma, fugindo em direção à mata e efetuando disparos contra a guarnição. Também haviam outros 3 ocupantes, 2 deles portavam armas e não acataram as ordens de rendição, o que resultou em um confronto”, diz a PM.
Conforme o Copom, o suspeito que ficou ferido foi encaminhado com escolta ao pronto-socorro de Rio Branco. O homem que foi capturado foi encaminhado à Defla.
O pastor que estava no cativeiro entrou em contato com o Copom, após o confronto, informando que teria sido solto e informado sobre o ocorrido por um homem desconhecido. Até a última atualização desta reportagem, a polícia não sabia onde se encontrava o dono do veículo usado pelos criminosos.
Não há informações sobre os outros suspeitos e o registro inicial da ocorrência não informa como teriam fugido no momento do confronto com a polícia.
Quatro homens morrem durante confronto com a polícia no AC; suspeitos fizeram reféns
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.