Ex-diretora de presídio investigada por facilitar fuga na Bahia estava em cargo há nove meses; defesa alega gravidez para pedir soltura


Joneuma foi presa em Teixeira de Freitas, durante operação policial. Nesta sexta-feira (24), o ex-coordenador de segurança da unidade também foi alcançado pela polícia. Ex-diretora de presídio é presa suspeita de facilitar fuga de 16 detentos na Bahia
Arquivo Pessoal
A ex-diretora do Complexo Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, trabalhava no cargo há apenas nove meses, quando aconteceu a fuga da qual ela é suspeita de participação. Ao assumir a função, em março do ano passado, Joneuma Silva Neres se tornou a primeira mulher na chefia de um presídio masculino no estado.
HISTÓRICO: Pelo menos 32 detentos fugiram de presídios na BA nos últimos 2 anos
VÍDEO: veja o momento em que 16 detentos fogem de presídio na Bahia
Nesta sexta-feira (24), um dia após ser presa, a investigada teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia. Durante a sessão, a defesa da suspeita alegou que ela estava grávida para pedir a soltura à Justiça. No entanto, o argumento não foi aceito.
Após passar por exames legais, Joneuma será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, na mesma região do estado. A unidade é o local onde a investigada atuou como agente penitenciária antes de ser promovida ao cargo de chefia.
Segundo apurou a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, a suspeita passou por uma crescente profissional desde essa época. Em 2023, ela chegou a substituir uma colega, de férias, no cargo de coordenadora no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Ex-diretora de presídio é presa suspeita de facilitar fuga de 16 detentos na Bahia
Arquivo Pessoal
Já em agosto do ano passado, quando já atuava como diretora da unidade de Eunápolis, Joneuma foi promovida “por merecimento” da classe dois para a três. Apesar disso, pouco menos de um mês após ser afastada do cargo, por causa da fuga, ela foi exonerada. A decisão foi anunciada no dia 7 de janeiro.
Joneuma foi presa na noite de quinta-feira (23). Segundo a Polícia Civil, ela foi encontrada por volta das 21h, perto de uma agência bancária, na Avenida Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas. Durante a abordagem, a polícia apreendeu celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.
As investigações apontaram que além de facilitar da fuga, a ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis tinha ligação com uma organização criminosa da cidade.
Ex-coordenador de segurança de presídio onde 16 detentos fugiram na Bahia foi preso
Divulgação
Nesta sexta-feira, pouco antes de Joneuma passar por audiência de custódia, o ex-coordenador de segurança da mesma unidade penal também foi preso por suspeita de envolvimento com o caso. Ele também tinha sido afastado do cargo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Welington Oliveira Souza, de 51 anos, foi alcançado em um trecho da BR-101, na cidade de Governador Mangabeira, a mais de 500 km de Eunápolis.
Com o suspeito, foram apreendidos um carro e um celular. O homem e o material foram levados para a Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus, onde a prisão foi registrada. Não há detalhes sobre a audiência de custódia dele.
Dinheiro e celulares apreendidos com suspeita no momento da prisão
Arquivo Pessoal
Fuga
A fuga dos detentos aconteceu no dia 12 de dezembro de 2024, depois que homens armados invadiram a unidade prisional. As investigações apontam que o objetivo libertar Edinaldo Pereira Souza, o “Dadá”, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Os outros 15 foragidos também integram a organização, segundo a polícia.
Assista ao momento da fuga abaixo 👇
Veja o momento em que 16 detentos fogem de presídio na Bahia
Os fugitivos são 👇
Liste de detentos que fugiram de penitenciária da Bahia.
Reprodução/Seap
As identidades dos 16 fugitivos foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. São eles:
Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dadá (chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis)
Sirlon Risério Dias Silva, conhecido como Saguin (sub líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis)
Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como Binho Zoião (da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis)
Altieri Amaral de Araújo, conhecido como Leleu (sub líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis)
Mateus de Amaral Oliveira
Geifson de Jesus Souza
Anderson de Oliveira Lima
Anailton Souza Santos, que foi localizado e acabou morto nesta quinta)
Fernandes Pereira Queiroz
Giliard da Silva Moura
Valtinei dos Santos Lima
Romildo Pereira dos Santos
Thiago Almeida Ribeiro
Idário Silva Dias
Isaac Silva Ferreira
William Ferreira Miranda
Morte em confronto
Foragido de conjunto penal na Bahia morre em confronto com policiais
Divulgação/Polícia Civil de Eunápolis
Pouco mais de um mês depois da fuga, no dia 16 de janeiro, um dos 16 detentos morreu após uma troca de tiros com policiais civis. Outros 15 detentos seguem foragidos.
Segundo informações da Polícia Civil, equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/Eunápolis) fizeram uma operação para recapturar Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, que estava escondido em uma casa no bairro Alecrim, em Eunápolis.
Durante as ações, houve uma troca de tiros e Anailton foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos. Com o foragido, foi apreendida uma arma de fogo, colete balístico, drogas, anotações e celulares.
Mapa mostra onde foi a fuga de detentos no Sul da Bahia
Arte g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.