A temporada de cruzeiros 2024/2025 baterá um recorde em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, já que até o momento 68 mil passageiros já estiveram na cidade e movimentaram o setor econômico.
Na última quarta-feira (24), chegou na cidade o 14º cruzeiro da temporada vindo do Porto de Santos, São Paulo, com destino para Montevidéu, no Uruguai. As informações são da Prefeitura de Itajaí.
Segundo o município, a projeção é que, até o fim desta temporada, haja um retorno de R$ 65 milhões para a economia da cidade. Além de atrair turistas, os navios impulsionam diretamente os mercados locais ao adquirirem mantimentos e suprimentos para suas operações.
Temporada de cruzeiros movimenta comércio local
Conforme dados da Secretaria de Turismo, dentre os itens mais comprados estão frutas tropicais, verduras e legumes, peixes e frutos-do-mar frescos, carnes, frangos, ovos, além de itens de padaria.
A dinâmica não apenas garante a qualidade dos alimentos servidos a bordo, mas também estimula o comércio local, valorizando os produtos regionais.
De acordo com o município, em Itajaí, essa conexão entre os navios e a comunidade reforça o local como um destino estratégico no mercado global de cruzeiros. A cidade é o único porto para embarque de passageiros no estado e é escolhida como rota para passeios dos turistas.
“A Temporada de Cruzeiros movimenta a cidade com gastronomia, hotelaria, todo o mercado e os prestadores de serviço. É uma festa para a cidade”, afirma o Secretário de Turismo, Ronaldo Jansson Junior.