Um contratempo deixou Michelle e Eduardo Bolsonaro (PL) de fora do Capitólio durante a posse de Donald Trump, na última segunda-feira (20). Ambos foram barrados na Rotunda do Capitólio, onde ocorreu a cerimônia principal, e tiveram que acompanhar o evento no Capital One Arena, um estádio multiúso localizado em Washington, DC.
Segundo nota oficial de Eduardo Bolsonaro, a decisão de alocá-los no Capital One Arena ocorreu por uma “questão protocolar”. De acordo com o parlamentar, o cerimonial de Trump havia garantido um espaço na Rotunda ao ex-presidente Jair Bolsonaro, caso este estivesse presente nos Estados Unidos.
No entanto, com a ausência de Bolsonaro, o acesso à Rotunda foi limitado a parlamentares desacompanhados de cônjuges, à família Trump, a alguns ministros, CEOs de empresas estratégicas e a chefes de Estado próximos ao novo governo americano.
“Todos os demais convidados, incluindo o presidente do Paraguai e presidentes de partidos europeus, foram direcionados ao Capital One Arena, local escolhido por Trump para assinar seus primeiros decretos como presidente e discursar ao público”, explicou Eduardo Bolsonaro.
Michelle e Eduardo Bolsonaro foram encaminhados para o Capital One Arena como palco alternativo
Localizada a pouco mais de dois quilômetros do Capitólio, a Capital One Arena é um espaço de destaque na capital americana, com capacidade para até 20.300 pessoas. O estádio, utilizado principalmente pelas equipes Washington Wizards (NBA) e Washington Capitals (NHL), também é palco de eventos políticos e de entretenimento.
No local, Michelle e Eduardo Bolsonaro acompanharam a cerimônia junto a outros convidados que não puderam acessar a Rotunda, incluindo líderes de partidos europeus e representantes de outros países. Apesar do contratempo, a mudança não impediu a participação do deputado federal e da ex-primeira-dama nas celebrações.
Veja mais fotos da posse de Trump