Na tarde de quinta-feira (23), um incêndio na rua XV de Novembro atingiu um imóvel histórico em Blumenau. Com mais de 70 anos, parte da história da cidade foi completamente destruída pelas chamas.
Antes e depois do incêndio na rua XV de Novembro
Desde 1954, a estrutura foi construída no leito de um morro, que abrigava um gramado verde. O imóvel fez parte do desenvolvimento de Blumenau. Imagens do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva mostram o prédio na década de 1910, um pouco diferente do que vemos hoje quando passamos pela rua XV de Novembro.
Após o fogo consumir a estrutura e gerar uma enorme “nuvem” de fumaça, restaram apenas cinzas e destroços. O prédio fica localizado na rua XV de Novembro, um dos principais pontos turísticos de Blumenau.
Reurbanizada nos anos 2000 e ativa desde o início do século XX, a “Wurtstrasse” – a rua da Linguiça -, nomeada inicialmente a partir de suas várias curvas, ficou conhecida em 1890 como rua XV de Novembro.
A rua teve grande influência durante a chegada de novos imigrantes, que segundo a Fundação Cultural de Blumenau e do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, ajudaram a movimentar a indústria na região.
Atualmente, palco de inúmeros desfiles da tradicional Oktoberfest, a rua também abriga turistas e viajantes em hospedarias.
Incêndio rua XV de Novembro mobilizou diversas equipes
O incêndio na rua XV de Novembro iniciou em um brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, na parte superior da estrutura.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, rapidamente o fogo se espalhou pelos estabelecimentos do imóvel no térreo. As causas do incêndio ainda estão sob investigação.
A estrutura, conhecida pela relevância cultural e arquitetônica, abrigava uma grande quantidade de roupas estocadas, o que dificultou o trabalho inicial dos bombeiros para controlar o fogo.
O trabalho chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas, pela rua XV de Novembro e no pátio da Igreja Matriz.
Ao todo, 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial trabalharam. Além disso, o Samae Blumenau, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas também ajudaram.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiro atuaram no incêndio, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae e um veículo de uma empresa de Indaial. De acordo com os bombeiros, a ocorrência necessitou de 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.
Trecho da rua XV de Novembro segue bloqueado
A Prefeitura de Blumenau comunicou que o trecho da rua XV de Novembro, em frente ao imóvel atingido, segue bloqueado ao trânsito.
O corredor de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco continua liberado nesta sexta-feira, até que a rua XV de Novembro seja reaberta.
A liberação, por sua vez, só deve acontecer após avaliação técnica do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e limpeza dos destroços.