Medo, frustração e mais: o que significam os sons dos gatos

Uma dúvida comum entre diversos tutores é sobre o significado dos sons dos gatos. Seja o miado ou o ronronar, esses barulhos característicos dos felinos podem ter significados distintos e servir como uma ponte para compreender melhor as emoções dos pets.

Foto de gato olhando para o lado do sons dos gatos

Conheça o significados por trás dos sons dos gatos – Foto: Divulgação/Pixabay/ND

O miado clássico, por exemplo, pode expressar fome, atenção ou desconforto, dependendo do contexto. Já o ronronar, frequentemente associado ao prazer, também pode indicar dor ou ansiedade.

Esses sons refletem emoções como medo, frustração ou ameaça. Compreender essas sons pode ajudar a interpretar melhor as necessidades e sentimentos dos gatos, fortalecendo o vínculo entre tutor e pet.

Conheça o significado dos sons dos gatos

De acordo com o portal Infobae, os significados dos “sons dos gatos” podem ter razões diferentes.

Miados

Os miados são o som característico desses pets e uma de suas principais ferramentas de comunicação, principalmente com os humanos. Conheça alguns dos principais motivos para o seu gato miar.

Comunicação com humanos

Gatos adultos miam quase exclusivamente para interagir com pessoas, não com outros gatos. Seu significado depende do contexto e da relação entre o gato e seu tutor.

Um exemplo de interação seria observar se o felino está perto de uma porta fechada, o que poderia expressar sua vontade de sair. Caso ele esteja perto do local onde recebe sua alimentação, pode indicar que está com fome.

Estado emocional

O ato de miar também pode refletir o estado emocional do gato.

Em situações desagradáveis os miados tendem a ser longos e de baixa frequência, como quando o gato está em local desconhecido ou no veterinário.

Já em situações agradáveis, os miados são mais curtos, agudos e com tom ascendente, como na busca de carinho ou quando estão pedindo por comida.

Adaptação individual

Os gatos desenvolvem um repertório único de miados para se comunicarem com as pessoas ao seu redor. É como se cada casa com um gato tivesse sua própria “linguagem”.

Gato dando um tapa na câmera ao ouvir sons dos gatos

Os gatos podem demonstrar diferentes emoções com seus “barulhos” – Foto: Istock/Reprodução ND

Ronronar

O ronronar é um dos “sons dos gatos” mais comuns de serem ouvidos. Embora seja frequentemente associado ao prazer, o seu significado é mais complexo e abrange uma variedade de emoções e contextos.

Lado positivo

Filhotes geralmente ronronam para sua mãe, o que acaba por fortalecer seu vínculo familiar.

Já quando adultos, os felinos emitem esse som em situações prazerosas, como quando recebem carinho ou na famosa ação de “amassar pãozinho” cobertores.

Lado negativo

O ronronar também ocorre em situações não muito agradáveis para os gatos:

  • Durante as visitas ao veterinário;
  • Em tempos de doença ou dor;
  • Durante o parto;
  • No leito de morte.

Comparação com o sorriso humano

Ronronar tem sido comparado ao sorriso, pois pode expressar felicidade, mas também desconforto ou dor, buscando sempre interação e conexão. Embora muitas pessoas o descrevam como o ruído de um motor, na verdade ele vem de uma vibração interna do gato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.