Nos primeiros 10 dias do ano foram registrados 5.606 casos segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ministério da Saúde apontou que a tendência é que o número aumente. ES recebe visita do Ministério da Saúde para discutir ações de controle da dengue
Equipes técnicas do Ministério da Saúde chegaram no Espírito Santo na segunda-feira (13) devido à previsão de aumento na incidência de casos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), apenas nos primeiros 10 dias de 2025, o estado registrou 5.606 casos, uma média de 560 casos por dia. Desses, 1.062 foram confirmados e a tendência é de aumento.
Além do estado, São Paulo, Acre e o Paraná também vão receber visitas técnicas focadas em ações de educação em saúde e mobilização social para eliminar criadouros do mosquito. Para isso, o governo federal reservou cerca de R$ 1,5 bilhão para fortalecer as ações em todo o país.
Em 2024, o Brasil teve um recorde, com 6,6 milhões de casos confirmados e 6 mil mortes pela doença, segundo o Ministério da Saúde.
As equipes não têm previsão de deixar o Espírito Santo e seguem com ações de orientação.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Agentes do Ministério da Saúde e Secretária Nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, visitam o Espírito Santo para discutir o combate a dengue
Reprodução
A reunião contou com a presença da Secretária Nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. Durante o encontro, foram debatidas iniciativas como a aplicação de Borrifação Residual Intradomicial (BRI) para combater o mosquito adulto; o uso de armadilhas do tipo ovimtrampa, que consiste em um vaso de planta e uma substância e a aplicação de larvicidas em depósitos que não podem ser eliminados.
“Nós discutimos as ações em parceria com o Ministério e com os municípios, porque esse combate é preciso também da participação dos municípios, para que a gente possa fortalecer o treinamento e ampliar as equipes dos agentes comunitários de saúde, que são quem fazem lá na ponta, as visitas as casas, aos terrenos baldios, identificando as possibilidades de combate ao mosquito que é transmissor da dengue e outras arboviroses também”, comentou o Secretário de Saúde do estado, Thyago Hoffman.
Os representantes discutiram o manejo de pacientes com dengue e oropouche, assim como a capacitação de profissionais de saúde e o fortalecimento da assistência básica, com o foco em preparar a rede para atender possíveis aumentos no número de casos graves.
Agentes de endemia da prefeitura de Vitória, Espírito Santo, visitam casas para eliminar focos da dengue
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com o secretário, o estado concentra 90% de todos os casos da doença registrados no país. Em dezembro, o número de casos no estado fez um órgão de saúde dos Estados Unidos publicar um alerta sobre viagens para o Espírito Santo.
“O Espírito Santo é o estado com mais casos de oropouche, então a gente tem identificação clara de quais municípios estão vindo esses casos, então nós queremos chegar nas lideranças comunitárias, para que eles possam nos ajudar nessa comunicação e também treinando as equipes de saúde para o manejo do paciente. Isso é fundamental para aqueles casos que evoluem para um paciente chegar em uma unidade de saúde municipal, ou até para um leito hospitalar, a gente precisa de um manejo adequado de pacientes para que ele possa sair de lá tranquilamente. E a gente tem conseguido muito sucesso, com redução de casos graves de dengue e apenas uma morte no caso da doença oropouche”, apontou o secretário.
LEIA TAMBÉM:
Teste rápido para detectar salmonella em alimentos é desenvolvido por pesquisadora em universidade do ES
Morre em hospital homem resgatado por helicóptero ao se afogar durante chuva no ES
No início do ano, a ministra Nísia Trindade anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses para acompanhar a situação em todo o país.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta
Na oportunidade, ela também divulgou novo plano de contingência para ampliar medidas, preparar rede assistencial e conter avanço de casos.
Números
O Espírito Santo registrou 163 mil casos prováveis de dengue em 2024. Em Vitória, foram 18.598 notificações
Já em 2025, são 5.606 notificações. Na capital a Secretaria de Saúde municipal informou que, entre os dias 01 e 14 de janeiro, foram notificados 659 casos de dengue no município, sendo 501 confirmados.
Segundo levantamento mais recente da prefeitura, no bairro de Jardim Camburi, o mais populoso da capital, a cada 100 imóveis, quatro tem focos do mosquito.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo