Novo ministro da Secretaria de Comunicação afirma que um dos objetivos do governo é desmentir e enfrentar informações falsas


Como exemplo, Sidônio Palmeira citou a mentira difundida nos últimos dias sobre uma suposta taxação nas transações via PIX. Sidônio Palmeira: combate à desinformação é um dos desafios do governo
O novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, assumiu o cargo nesta terça-feira (14) e disse que um dos desafios do governo vai ser o combate à desinformação.
O novo ministro discursou na cerimônia de posse e criticou a decisão da Meta em reduzir o controle sobre checagem de informações, o que poderá, segundo ele, aumentar as fake news. Sidônio Palmeira disse, ainda, que um dos objetivos do governo é desmentir e enfrentar a desinformação. Como exemplo, citou, em entrevista à imprensa, a mentira difundida nos últimos dias sobre uma suposta taxação nas transações via PIX.
“Isso é uma atitude criminosa que a gente está vivendo, causando sérias consequências para quem tem o seu pequeno comércio, para quem tem negócio, para as pessoas que terminam deixando… Já passam dificuldades, precisam receber o PIX, e aí ficam com receio por causa da fake news. A preocupação principal do governo é com a população em si, que está sendo enganada e está sendo prejudicada. Então, quais são as medidas que têm que ser feitas para isso? Medidas no ponto de vista de punição de quem está fazendo isso e identificação disso. E uma vez identificando, nós vamos, junto com a AGU… A AGU vai encaminhar para a Polícia Federal”, disse Sidônio Palmeira.
Novo ministro da Secretaria de Comunicação afirma que um dos objetivos do governo é desmentir e enfrentar informações falsas
Jornal Nacional/ Reprodução
O jornal “O Globo” fez um levantamento com as principais postagens sobre a fake news do PIX: foram 25 milhões de visualizações em conteúdos criticando o governo e a suposta taxação da transação.
Nesta terça-feira (14), a Federação Brasileira dos Bancos reforçou o alerta de que o PIX continua igual, gratuito e sem qualquer alteração para quem usa, e que não haverá qualquer tipo de cobrança ou taxação. O comunicado ressaltou, ainda, que não são verdadeiras informações de que os usuários do PIX precisarão declarar à Receita Federal o montante que movimentam.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, denunciou nesta terça-feira (14) uma nova fake news com a imagem dele. Ele foi vítima de uma manipulação, difundida nas redes sociais, com uma imagem falsa de uma reportagem do g1. A mentira diz que o governo estuda cobrar taxa ambiental sobre carros com mais de 20 anos.
“Infelizmente, algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia. Você colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu, e com um requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo. E hoje surgiu uma nova fake news, que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Isso é muito delicado para a democracia, pois você pode botar a perder um debate honesto, fair play, que a democracia exige”, afirmou Fernando Haddad.
LEIA TAMBÉM
‘População não consegue ver o governo em suas virtudes’, diz Sidônio Palmeira ao assumir comunicação do governo Lula
Mentiras sobre o PIX se espalham e alimentam golpes com boletos falsificados
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.