Com espécies em extinção, zoológico de Bauru registra 14 nascimentos em 2024; veja fotos


Zoo de Bauru (SP) faz parte de plano de manejo de animais ameaçados em extinção, como o sauim-de-coleira e o sagui-da-serra-escura. Zoo de Bauru registra nascimentos de 14 filhotes em 2024; acima, o filhote de sagui-da-serra-escuro com sua mãe
Júlia Pitta
Os mais de 700 animais de 170 espécies diferentes do zoológico de Bauru (SP) deram boas-vindas, ao longo de 2024, a 14 novos moradores, incluindo filhotes de espécies em extinção (confira a lista completa abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, os nascimentos foram registrados entre os dias 20 de fevereiro e 14 de dezembro, com uma lista que inclui aves e mamíferos. Em entrevista ao g1, a diretora do zoo de Bauru, Samantha Pereira, explicou como o trabalho funciona e a importância de cada processo.
“Quando reproduzimos animais sob cuidados humanos, é preciso tomar muito cuidado para não deixar que o pai cruze com o filho ou com os irmãos. Não é apenas o nascimento em si que é comemorado, mas também a questão da variabilidade genética. É preciso um controle com o nascimento e destinação desses indivíduos”, ressalta.
Atualmente, o maior grupo de sauim-de-coleira do Brasil fica em São Carlos
Fernando Magnani
Além disso, o zoológico participa do programa de conservação da espécie fora de seu habitat natural, por meio de uma parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Samantha também explica que existem planos de manejo de animais ameaçados de extinção no zoo, como o do sauim-de-coleira, primata natural do estado de Amazonas e espécie endêmica na capital do estado, Manaus.
“Trabalhamos com alguns planos de manejo de animais ameaçados de extinção. O zoológico de Bauru faz parte de alguns. Dentre eles, o sauim-de-coleira, que é uma espécie endêmica da Amazônia e que está ameaçada, e o sagui-da-serra-escuro, que também é de pequeno primata da região da Mata Atlântica.”
Zoológico de Bauru participa de projeto de conservação do Sauim-de-Coleira
O nascimento do saium-de-coleira foi registrado em outubro de 2024. Este foi o primeiro filhote de um casal pareado no ano.
“É de grande importância o zoológico de Bauru fazer parte do programa de conservação da espécie, uma vez que pode auxiliar na reprodução desses indivíduos geneticamente viáveis, além de poder proporcionar aos visitantes a possibilidade de conhecer esses animais que estão ameaçados, e são endêmicos da Floresta Amazônica, realizando um belo trabalho de educação ambiental envolvendo a espécie”, completa Samantha.
Desde 2011, o zoo de Bauru tem o sauim entre os animais que vivem no local e, para melhor desenvolver as ações do projeto de conservação da espécie, o setor de pequenos primatas e adequações se organiza para formar casais da espécie e possibilitar a procriação, como explica Samantha.
LEIA MAIS:
Zoo de Bauru participa de projeto de preservação do Sauim-de-Coleira e comemora nascimento de filhote da espécie; fotos
A diretora conta que a equipe se prepara para receber mais animais ao longo de 2025, como uma fêmea de onça-pintada, um lobo-guará e um macho de mico-leão-dourado, sem contar o nascimento de mais filhotes de casais já pareados.
Animais que não são ameaçados de extinção também fazem parte da lista, como lhamas e pavões. Abaixo, confira a lista completa dos novos moradores do Zoológico Municipal de Bauru em 2024:
20 de fevereiro: 2 íbis sagrado;
4 de março: 1 bugio preto macho;
11 de março: 3 pavões;
4 de abril: 2 pavões;
21 de abril: 1 lhama fêmea;
25 de agosto: 1 lhama fêmea;
21 de outubro: 1 sagui bicolor e 2 saguis da Serra escuro (sexo indeterminado);
14 de dezembro: 1 lhama macho.
Duas lhamas fêmeas nasceram no zoo de Bauru (SP) em 2024
Júlia Pitta
Zoo de Bauru registra 14 nascimentos de em 2024, incluindo os de espécies em extinção
Samantha Pereira
Zoo de Bauru registra 14 nascimentos de em 2024, incluindo os de espécies em extinção
Júlia Pitta
Lhamas também deram à luz ao longo do ano
Júlia Pitta
Zoo de Bauru registra 14 nascimentos em 2024, incluindo os de espécies em extinção
Júlia Pitta
Zoo de Bauru registra 14 nascimentos em 2024, incluindo os de espécies em extinção
Júlia Pitta
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.