Estudantes gêmeas de Pindamonhangaba tiram 900 na redação do Enem: ‘Gêmeas até na nota’


Foi a terceira vez que elas fizeram o Enem e, pela primeira vez, tiraram a mesma nota na prova. Marina Scofano (à esquerda) e Marília Scofano (à direita) tiraram a mesma nota na redação do Enem
Arquivo pessoal
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foram divulgados nesta segunda-feira (13). No Vale do Paraíba e região, milhares de estudantes participaram das provas em diversas cidades, mas foi em Pindamonhangaba (SP) que um fato curioso chamou a atenção: duas irmãs gêmeas tiraram a mesma nota na redação: 900.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As irmãs são Marina de Oliveira Scofano e Marília de Oliveira Scofano, de 18 anos. Em entrevista ao g1, elas falaram sobre a felicidade de terem tirado a mesma nota — e uma nota alta. Marina foi a primeira a ver o resultado.
Eu consegui abrir primeiro, vi a nota 900 lá, fiquei muito feliz, comemoramos juntas e ficamos esperando o site da Marília abrir. O site dela não abria de jeito nenhum. 1 hora depois foi abrir e daí a gente viu o 900 dela também e foi muito legal, a gente comemorou muito juntas.
As irmãs contaram que fizeram a prova do Enem em todos os anos do Ensino Médio. Pela primeira vez tiraram a mesma nota na redação.
“Foi muita surpresa na hora que a Marina abriu a dela. A gente comemorou junto e a gente ficou na expectativa para ver a minha. E aí, quando eu abri o site, vi a mesma nota, a gente não acreditou”, revelou Marília.
Quem também comemorou foi a mãe, Renata Scofano, que torceu para que as duas fossem bem na prova.
“Eu sabia que elas iriam bem, porque eu vejo quanto elas são estudiosas e dedicadas desde sempre. Mas ver que as duas tiraram a mesma nota foi muito gratificante para mim, porque, como mãe das duas, você torce pelas duas igualmente. Eu até fiz uma brincadeira com elas: gêmeas até na nota”, celebrou.
Segundo as estudantes, elas sempre seguiram a mesma rotina de estudos: de manhã — e às vezes à tarde — na escola, além de estudos em casa. Na redação do Enem, as duas usaram o mesmo repertório de introdução do texto.
“É engraçado que a vida toda a gente teve a mesma rotina e ano passado, nos estudos, na preparação, não foi diferente. A gente tinha as mesmas aulas, os mesmos estudos em casa, na escola, e quando a gente saiu do Enem, a gente usou o mesmo repertório na introdução, a gente chegou em casa, discutiu sobre isso e isso já foi engraçado. Aí abrir a nota e ver que era a mesma, foi mais ainda”, disse Marina.
Apesar de seguirem a mesma rotina, estudarem juntas a vida inteira e tirarem a mesma nota no Enem, as duas querem seguir carreiras diferentes: Marina revelou que quer fazer jornalismo, enquanto Marília quer fazer psicologia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.