Energia limpa aumenta número de empregos no Brasil


O país ocupa o 3º lugar no mundo entre os que mais geram empregos no setor da energia renovável. Depois de um salto histórico em 2023, em que ultrapassou a marca dos 16 milhões de postos de trabalho em todo o mundo, a geração de empregos em energias renováveis em 2024 se manteve positiva para todo o mundo. Atrás apenas da China e da União Europeia, o Brasil emprega atualmente cerca de 1,56 milhão de pessoas exclusivamente na produção de energia renovável.
Exemplos dessa relevância para o cenário nacional estão na paisagem de fazendas e propriedades espalhadas por todo o país. Não é raro ver Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), bem como usinas solares e eólicas ocupando espaços que antes eram apenas de cultivo e plantações.
Além disso, mudanças também são visíveis em indústrias e empresas, que deixaram de ter a fumaça como marca registrada (e que era decorrente da queima de combustíveis fósseis).
Queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas do aquecimento global.
Divulgação – Pixabay.
Apesar de muitos conhecerem mais as fontes hídricas, eólicas e solares de energias renováveis, foi registrado crescimento de empregos na área dos biocombustíveis. No caso do Brasil, 994.260 empregos foram criados especificamente nesta energia limpa, conforme apontam os dados do relatório Renewable Energy and Jobs – Annual Review 2024, da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os biocombustíveis se fortalecem como novidades no mercado, com alto grau de inovação e tecnologia embutidos nos resultados apresentados. Isso porque, para serem cada vez mais eficientes e sustentáveis, a pesquisa em torno dos mesmos tem ampliado vagas no setor químico, por exemplo, a fim de que haja mais eficiência e viabilidade econômica na produção dos biocombustíveis.
Mercado continuará em crescimento
Como as pessoas estão cada vez mais dependentes da energia elétrica, há uma meta da COP28 para que os países reduzam a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa e, consequentemente, agravam o aquecimento global. Não há, segundo os ambientalistas, possibilidades de salvar o planeta sem utilizar energia limpa.
Fontes de energia limpa são mais baratas e ajudam a proteger e salvar o planeta.
Divulgação – Freepik.
Dessa maneira, é esperado que até 2030 as fontes de energia renovável sejam triplicadas, com investimentos que devem ultrapassar os US$ 2 trilhões de dólares. Com mais geração de energia em fontes renováveis, mais emprego e renda para produtores de todo o país. Também implica no desenvolvimento de mais tecnologia e formas inovadoras de pensar na sustentabilidade e agir em prol do meio ambiente, além de reduzir custos e aumentar a oferta para a população.
No Brasil, outra vantagem é que ao utilizar energia de fontes renováveis, os consumidores ainda economizam no valor da conta de luz. Para isso, nem é necessário comprar equipamentos, instalar placas solares ou fazer qualquer outro tipo de investimento. A geração compartilhada de energia é uma solução simples e eficiente, ideal para quem deseja contribuir para a criação de empregos e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos com eletricidade.
O que é e como funciona a energia compartilhada?
A geração compartilhada de energia surge como uma alternativa prática para quem quer economizar de forma imediata. Seu funcionamento é simples: usinas de energia renovável geram mais eletricidade do que consomem e, esse excedente, é enviado para as concessionárias de energia, que repassam em forma de créditos. Esses créditos são compartilhados entre os cooperados da Cogecom, resultando em uma redução de até 20% no valor da conta de luz.
Ao ser um cooperado Cogecom, você não apenas contribui para o fortalecimento da produção de energias renováveis, mas também impulsiona a geração de empregos e renda para os brasileiros. Esse apoio é essencial para que o país amplie sua capacidade de produção de energia limpa, acelerando a transição energética e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, ao participar da Cogecom, você obtém economia significativa na sua conta de luz, reduzindo em média 2 contas de luz ao ano. A Cogecom oferece uma simulação personalizada da economia que você pode obter a longo prazo. É simples: basta acessar cogecom.com.br e descobrir quanto você pode economizar.
Divulgação
Freepik.
O momento para apostar em energia limpa é urgente e necessário. Todos nós temos o poder de escolher de onde vem a energia que consumimos. Agora, cabe aos consumidores decidir se querem apoiar o desenvolvimento do setor de energias renováveis, contribuindo para a redução dos custos da energia e, ao mesmo tempo, garantindo um futuro mais sustentável e acessível para todos. Ao fazer essa escolha, você ajuda a acelerar a transição energética, que já está em andamento, e promove um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na sociedade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.