Fotógrafo do RS faz incrível imagem de cometa ‘mais brilhante do ano’: ‘melhor registro’, diz especialista


Cometa C/2024 G3 Atlas deve demorar milhares de anos para passar novamente sobre o planeta Terra. Registro de astrofotógrafo foi feito em Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Fotógrafo do RS faz imagem incrível de cometa ‘mais brilhante do ano’
Durante mais de uma semana, o astrofotógrafo (ou seja, fotógrafo especializado em imagens do céu e dos astros) Gabriel Zaparolli rodou mais de mil quilômetros em busca do cometa C/2024 G3 Atlas. Em Bom Jesus, no Nordeste do RS, ele encontrou as condições perfeitas para fazer o que um especialista considera “o melhor registro até agora” do fenômeno. Veja vídeo acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O C/2024 G3 Atlas foi descoberto em 5 de abril de 2024 pelo sistema Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e deve ser, segundo especialistas, o mais brilhante do ano. Apesar de o periélio – quando ele está mais próximo do Sol e mais brilhante – do cometa ter acontecido em 13 de janeiro, foi desde o dia 15 que passou a ser possível vê-lo a olho nu.
“Isso é raro. É muito difícil a genter ver um cometa a olho nu. Por isso está se falando tanto dele. Provavelmente, ele vai ser o mais brilhante deste ano”, disse ao g1 o presidente da Associação Paraibana de Astronomia e diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita.
Segundo Zaparolli, foram feitas oito tentativas de registro do cometa em fotografia. Devido às condições climáticas, só quatro resultaram em imagens boas. Ao chegar em Bom Jesus, o clima favorável, o céu limpo e a pouca incidência de outras fontes de luz geraram o resultado da impressionante figura abaixo.
O registro é a soma de quatro fotos, cada uma com dois minutos de exposição.
“Essa experiência foi um reflexo do nosso empenho na astrofotografia, e espero que todos possam apreciar o registro que conseguimos obter”, diz ele.
Fotografia do cometa C/2024 G3 Atlas, em Bom Jesus (RS)
Reprodução/Gabriel Zaparolli
LEIA TAMBÉM
Estiagem atinge o RS e já prejudica agropecuária do estado: ‘tragédia, perda total’, diz agricultor
Arco-íris invertido? Entenda o que é ‘arco circunzenital’, fenômeno registrado no céu de Porto Alegre
Vila onde incêndio destruiu casas também foi atingida por enchente de 2024 no RS
“Melhor registro”
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller & Jung, este é “o melhor registro até o momento” do cometa.
“Tem que estar em um local quase completamente escuro. E esse é um caso clássico de foto no lugar correto, porque é possível ver claramente o rastro do cometa, essa é a primeira que pega o rastro todo, direitinho”, diz.
E o registro tem valor ainda mais especial, já que o cometa C/2024 G3 Atlas deve retornar ao ponto de visibildade apenas daqui a160 mil anos – isso se não se desintegrar até lá.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.