Sorocabanos celebram o dia de Reis com resistência e fé: ‘Buscamos manter viva essa tradição’


Nesta segunda-feira (6), dezenas de fiéis participam da tradicional festa de Santos Reis, na Praça Fernando Prestes, onde acompanham de perto a desmontagem do presépio ao som dos foliões. Casal de Sorocaba acompanham há mais de 30 anos os foliões do dia de Santos Reis
Tradição que marca o fim do Natal para a Igreja Católica, o dia de Santos Reis celebra o nascimento de Jesus, a visita dos três Reis Magos, e é conhecido como o dia de desmontar o presépio. Em Sorocaba (SP), a celebração realizada pela Companhia de Reis da Vila Formosa, ocorre às …., na Praça Coronel Fernando. A entrada é gratuita.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A atuante companhia da Vila Formosa de Sorocaba reúne fieis que, há anos, resistem ao tempo e seguem com o tradicional festejo, sempre no dia 6 de janeiro, como é o caso dos foliões José e Eva Gkoti. O casal participa da folia há mais de 30 anos e defende a manutenção desses ritos.
“Aqui em Sorocaba nós estamos há 30 anos, nosso grupo se chama ‘Companhia de Reis da Vila Formosa’. Eu e minha esposa buscamos manter viva essa tradição e acompanhar nossos amigos,” conta o folião José Gkoti. Ele e sua esposa Eva já participavam dos cortejos de Reis antes mesmo de integrarem o grupo da Vila Formosa.
Para o folião, participar desses encontros é poder receber um novo sentido na vida, e levar uma mensagem de fé para cada casa que entra. “A gente fica muito feliz por fazer parte dessa tradição, de poder seguir os Santos Reis e ver que as pessoas se emocionam ao nos receber em suas casas. Quando nos contam os pedidos e as graças alcançadas, nos dão força para seguir”, defende o casal.
Para Eva Gkoti, a Folia de Reis representa uma maneira de recarregar as energias e de levar esperança, principalmente com as canções. “Representa muita força para mim, eu penso que é uma troca: passar, através dos versos, uma mensagem para eles (fiéis)”, conta.
Folia, talento e fé
Os encontros contam com música que retratam passagens bíblicas
Arquivo pessoal
Entre trovas e canções, o estilo da folia varia de acordo com cada região. Contudo, em Sorocaba, o grupo se reúne com violas, violões, violino, pandeiro, reco-reco, triângulo, sanfona e chocalho. Além disso, as canções retratam passagens bíblicas, principalmente aquelas que antecedem o nascimento de Jesus, conforme o catolicismo.
Há ainda bandeiras em que os três Reis são delicadamente desenhados, resultado do trabalho que mistura talento artístico à muita fé e devoção.
Durante a visitação e as passagens dos foliões, algumas pessoas se vestem com roupas de personagens como embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os próprios três Reis Magos.
O grupo foi se formando ao longo dos anos com pessoas que já morram em outros bairros. Além disso, os participantes vão arrecadando alimentos de casa em casa. Essas arrecadações são usadas no preparo de um almoço especial no Dia de Reis, onde quem comparecer ao local recebe comida. Os alimentos que não forem utilizados na refeição são doados para o Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba.
As carreiras das folias de Santos Reis, contam com bandeiras onde os três reis são delicadamente desenhados
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Maíra Fernandes
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.