Queima de fogos termina em pesadelo para casal de turistas durante virada do ano em Santa Catarina


Um rojão desgovernado atingiu uma mulher em Navegantes, Santa Catarina, durante a queima de fogos do ano novo. A cena foi filmada. Fogos de artifício atingem mulher no Ano Novo: veja os vídeos
O primeiro Fantástico de 2025 trouxe uma história de fim de ano que terminou em pesadelo para um casal. Durante a queima de fogos em Navegantes, Santa Catarina, a enfermeira Bianca Miranda e o consultor esportivo, Victor Frasca estavam empolgados para assistir ao show de luzes.
O casal de Porto Alegre estavam em um prédio em frente à praia. Eles decidiram acompanhar a queima de fogos pela janela e colocaram um tripé para gravar o momento.
De repente, uma parte desgovernada dos fogos atingiu Bianca. Um primeiro rojão caiu no meio da rua. E depois, um outro artefato explodiu perto da janela atingindo Bianca. Um vídeo mostra onde os fogos estavam posicionados, e como um dos rojões mudou a trajetória.
A Bianca não teve tempo de reagir. O vestido dela pegou fogo e o desespero tomou conta do casal.
“Eu olhei para ela, eu estava com uma champanhe na mão e ela realmente gritando desesperada”, conta Victor Frasca.
“Só comecei a sentir muita dor e a primeira reação que a gente teve foi rasgar o vestido. Eu pensei em qualquer coisa. Eu só vi que era fogo depois, quando a gente foi ver o vídeo”, diz Bianca
A Bianca fez os primeiros curativos nela mesma. Após o susto, o casal procurou atendimento médico. Bianca sofreu queimaduras de segundo grau em 15% do corpo, incluindo o tórax e as mãos.
“O que era para ser um momento calmo, de felicidade, virou realmente um pesadelo”, destaca Victor.
Vídeo mostra momento em que fogo de artificio atinge uma mulher em Navegantes (SC)
Reprodução/TV Globo
Outra vítima
Uma vizinha do casal também foi atingida por um fragmento de fogos.
“Eu fui para janela tentar ver assim e nisso veio esse que atingiu a rua embaixo. Era um fogo de artifício rosa até me lembro, veio esse que explodiu perto da janela e aí caiu um pedacinho em mim aqui no meu braço”, relata a estudante, Julia Navarro Scheiwe.
Estudante foi atingida por fragmento de fogos de artifícios em SC
Reprodução/TV Globo
Especialista analisa os fogos
O Fantástico mostrou os vídeos do acidente para um especialista em fogos. Segundo ele, uma das badalada foi em direção à Bianca. O especialista explica que baladalada é o nome dado a bolas coloridas que ficam dentro de alguns tipos de fogos e que se soltam quando eles explodem.
“Dentro dessa bomba, ela tem umas centenas de baladas coloridas. A pólvora de propulsão vai lançar essa bomba para o ar e, na abertura dela, vai incandescer e vai soltar baladas coloridas. Uma dessas baladas chegou a essa jovem e acabou até queimando ela”, explica Eduardo Tsugiyama, diretor de comunicação da Associação Brasileira de Pirotecnia.el
Eduardo alerta que, se o rojão tivesse acertado diretamente Bianca, as consequências poderiam ter sido muito mais graves. Segundo ele, esses fogos precisam ser montados com estruturas de madeira ou metal para deixar os rojões firmes no chão.
“Eu imagino que possa ter acontecido o quê: um desses tubos possa ter se desprendido, foi em direção ao edifício e provocou aquele acidente”, pontua.
Mulher atingida por fogos de artificio em SC sofreu queimaduras de segundo grau
Reprodução/TV Globo
Investigação em andamento
A queima de fogos foi organizada pela prefeitura de Navegantes. Os bombeiros deram o aval para toda a operação, garantindo que a distância dos fogos para o público estava correta.
Uma empresa privada de Belo Horizonte, Minas Gerais, chamada Cia dos Fogos – IL Distribuições, foi contratada através de uma licitação. Segundo o secretário de Turismo de Navegantes, todos os documentos exigidos foram apresentados pela empresa antes do evento.
“Existe um TAC do Corpo de Bombeiros que eles têm algumas exigências e os alvarás só são liberados se o cumprimento for 100%. Então toda a área estava 180 metros isolada, havia seguranças, então a gente viu que estava tudo montado dentro dos padrões de segurança”, diz Luciano Maibuk, secretário de Turismo de Navegantes.
O local da queima de fogos e o apartamento que o casal estava passaram por uma perícia da Polícia Científica. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso, que é investigado como lesão corporal.
Um vídeo mostra onde os fogos estavam posicionados, e como um dos rojões mudou a trajetória
Reprodução/TV Globo
O que diz a Cia dos Fogos
Em nota, a empresa Cia dos Fogos – IL Distribuições disse que está colaborando com as investigações, que possuía todas as licenças e autorizações necessárias. A nota também afirma que todos os procedimentos de montagem e fixação dos fogos foram realizados de acordo com as normas técnicas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e do regulamento do Exército para espetáculos pirotécnicos.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.