‘Nuvens eletrificadas’: show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba


Fenômeno é extremamente comum, principalmente em chuvas típicas de verão. Moradores registraram. Show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba
O céu das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) foi palco de um verdadeiro “show” de relâmpagos durante a breve chuva da noite de sábado (4).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo um morador de Capitão Cesário, em Itaí (SP), o “show” de relâmpagos, ou a “chuva” raios, durou cerca de 10 minutos, começando por volta das 21h50. Já outro morador de Sorocaba percebeu o clarão no céu se repetindo várias vezes, logo no início da noite, por volta das 19h40.
O g1 pediu informações ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre quantos raios foram registrados nas duas cidades, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Embora pareça assustador para alguns e até visto como algo belo para outros, o fenômeno é extremamente comum, principalmente em chuvas típicas de verão, ou em chuvas que ocorrem devido à passagem de uma frente fria, segundo o meteorologista da Defesa Civil do estado de São Paulo William Minhoto.
“O relâmpago é o termo cientifico meteorológico correto para se referir aos raios e o trovão. Nada mais é do que o som que esse fenômeno produz e percorre a atmosfera”, explica.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Nuvem de funil chama atenção de moradores no interior de SP; entenda o fenômeno que ‘indica o potencial de um tornado’
Chuva causa alagamentos, deixa carros submersos e motoristas ilhados no interior de SP
O meteorologista conta que o fenômeno ocorre com o atrito que o granizo tem dentro das nuvens Cumulonimbus. “Dentro desses tipos de nuvens, há a circulação forte de vento em direção vertical. Conforme ocorre essa movimentação, o gelo acaba gerando atrito e eletrificando a nuvem”, reforça.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nuvem Cumulonimbus é considerada pelo uma nuvem trovoada, em que o topo se apresenta em expansão horizontal e pode chegar em torno de 20 km de altura.
“Conforme vai passando o tempo, a energia precisa ser descarregada e é aí que ocorre a formação do raio e devido à expansão do ar, já que o fenômeno ocorre extremamente rápido, vem o barulho que pode ser escutado quilômetros de distância”, reforça William Minhoto.
Temperaturas médias no final de semana
Entre o sábado (4) e domingo (5), as temperaturas das cidades da região que tiveram ocorrências de relâmpagos variaram de 17,9 a 29,7 ºC em Itaí, de 18,8 a 30,7 ºC em Itapetininga, de 18,6 a 29,4 ºC em Sorocaba, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
A recomendação da Defesa Civil é para a população permanecer sempre em um local seguro, coberto e nunca ficar próximo às árvores, postes ou em locais abertos, quando tiver a possibilidade de chuvas fortes e tempestades.
‘Nuvens eletrificadas’: show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba
Renan França/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.