A semana começou com chuvas em todo o Brasil, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (7) também será marcada por precipitações em ao menos 19 estados, mas com temperaturas que não devem cair. A previsão inclui alertas de chuvas intensas em várias regiões do país, como Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, resultando em dias quentes e parcialmente nublados, com pancadas isoladas de chuva.
Nos estados de Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Piauí e Tocantins, são esperadas chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos fortes de até 100 km/h, aumentando o risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
O Climatempo alerta que a chuva nesta época do ano ocorre com a atmosfera aquecida sob ar tropical, o que pode resultar em tempestades de raios, especialmente da tarde para a noite.
Além disso, existe um alerta amarelo para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h em uma área mais ampla que abrange estados como Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso do Sul.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve aumentar a intensidade e a frequência da chuva nos estados do Centro-Oeste, Norte e Sudeste, com previsão de chuvas persistentes até quinta-feira (9).
No Sudeste, a chuva será mais irregular, afetando principalmente o Norte de Minas e o Espírito Santo, com o Rio de Janeiro tendo chuvas mais passageiras. Já em São Paulo, a precipitação será mais irregular, com algumas cidades podendo ficar sem chuva nesta semana.
A presença também da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve espalhar chuvas pela costa Norte da região Nordeste, especialmente nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí.
No Sul, a previsão é de menos precipitação.
Previsão para São Paulo
Em São Paulo, a terça-feira (7) será mais um dia típico de verão, com sol entre nuvens e temperaturas mínimas em torno de 20°C e máximas superando os 27°C. O clima abafado deve provocar chuvas isoladas no período da tarde devido ao aumento da umidade do ar.
Para quarta-feira (8), a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) é de tempo abafado, com temperaturas entre 19°C e 26°C e umidade relativa do ar mínima de 55%. No final da tarde, há condições para pancadas de chuva isoladas.
A Defesa Civil alerta que essas chuvas podem ser intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e até granizo, especialmente em São Paulo, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista e litoral norte.
Os dados da Defesa Civil mostram que as áreas com os maiores acumulados de chuva nos últimos dias incluem municípios do litoral paulista. Destaques para:
- São Vicente: 138 mm
- São Paulo: 98 mm
- São Sebastião: 93 mm
- Caraguatatuba: 80 mm
- Santos: 78 mm
- Ubatuba: 74 mm
- Guarujá: 65 mm
Além disso, o Inmet emitiu alerta laranja para tempestades de até 100 mm/dia nas regiões do Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo) e áreas do Amapá, Pará, Piauí e Maranhão.