O decreto de situação de emergência em Dionísio Cerqueira, após as chuvas que prejudicaram o município no início de dezembro, foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional. A portaria foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta sexta-feira (3).
Agora, a prefeitura de Dionísio Cerqueira pode solicitar recursos federais para ações relacionadas à defesa civil, como, por exemplo, compra de cestas básicas para as famílias afetadas, kits de limpeza de residências, higiene pessoal, dormitório, entre outros.
Decreto de situação de emergência em Dionísio Cerqueira foi emitido em dezembro
No dia 7 de dezembro, Santa Catarina enfrentou fortes chuvas durante o fim de semana. Em Dionísio Cerqueira, a situação começou a se agravar na segunda-feira, 9 de dezembro, após dois dias de enxurradas.
Conforme a Defesa Civil do município, foram registrados 187 milímetros em 24h. O acumulado de chuva causou alagamentos e danos na infraestrutura viária, principalmente na área rural, onde as pontes das comunidades Linha Sede Unida, Belmonte, Barra da União e Maria Preta ficaram submersas.
No dia 10 de dezembro, o então prefeito Thyago Gnoatto (MDB), confirmou que a cidade decretaria situação de emergência.