Linha do tempo dos ataques terroristas recentes nos EUA

O ano de 2025 começou com um atentado nos Estados Unidos. O atropelamento que vitimou 15 pessoas, em Nova Orleans, entrou para a lista de ataques terroristas recentes nos EUA e aumentou a preocupação do país.

O caso faz com que o tema segurança pública nos EUA fique ainda mais em evidência em 2025. As autoridades ainda investigam o ataque do dia 1º, em que um ex-militar usou uma caminhonete e atropelou pessoas que comemoravam a chegada do ano.

Além do ataque em Nova Orleans, os Estados Unidos investigam outro possível ataque terrorista. Em Las Vegas, um veículo explodiu em frente ao Trump Hotel. O motorista morreu e pelo menos sete pessoas ficaram feridas.

Nova Orleans entra em lista de ataques terroristas recentes nos EUA

Ataques terroristas recentes nos EUA: Nova Orleans investiga atentado no dia 1º – Foto: Reprodução NBC News

Linha do tempo dos ataques terroristas recentes nos EUA

Em Nova Orleans, por volta das 6h15 (horário de Brasília) do dia 1º de janeiro, um homem furou um bloqueio e jogou uma caminhonete contra as pessoas na Bourbon Street, uma rua turística. Após o atropelamento, o terrorista atirou contra as pessoas, trocou tiros com a polícia e foi morto pela polícia. O atentado fez 15 vítimas e deixou outras 35 pessoas feridas.

ataques terroristas recentes nos EUA: atentado em Nova Orleans repercute

Ataques terroristas recentes nos EUA: suspeito usou caminhonete em atentado em Nova Orleans – Foto: TV Cultura/Reprodução/ND

Segundo Anne Kirkpatrick, superintendente da polícia local, o homem teve “comportamento bem intencional” e “estava determinado a causar uma carnificina”.

– Ele tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu – afirmou a superintendente.

Prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell classificou o episódio como “ataque terrorista”. O FBI está investigando eventuais associações do homem, identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, com organizações terroristas.

Corretor de imóveis em Houston, Shamsud-Din Jabbar foi especialista em informática do exército norte-americano por dez anos. Segundo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, o suspeito publicou, horas antes do atentado, vídeos em que dizia se “inspirar” no Estado Islâmico.

De acordo com a investigação do FBI, uma bandeira do Estado Islâmico foi encontrada no veículo que Shamsud-Din Jabbar dirigia. O órgão norte-americano apura se ele teve apoio, visto que a polícia encontrou duas bombas caseiras na cidade, que foram desarmadas.

Shamsud-Din Jabbar é o suspeito do atentando em Nova Orleans e da lista de ataques terroristas recentes nos EUA

Ataques terroristas recentes nos EUA: Shamsud-Din Jabbar é o suspeito do atentado em Nova Orleans – Foto: Reprodução/FBI/ND

Poucas horas depois do atentado em Nova Orleans, um Cybertruck, da Tesla, explodiu em frente ao Trump International Hotel, em Las Vegas. O motorista morreu e sete pessoas ficaram feridas.

Segundo a investigação, o motorista disparou um dispositivo que combinava fogos de artifícios com o tanque de gasolina e combustível de acampamento. O carro foi alugado na mesma plataforma da caminhonete usada em Nova Orleans.

Imagens de câmeras de segurança flagraram o motorista dando voltas e parando em frente ao hotel antes da explosão. O Cybertruck foi alugado no Colorado e chegou a Las Vegas por volta das 7h30 (horário de Brasília). A explosão aconteceu uma hora depois.

Os dois casos do dia 1º ligam o sinal de alerta sobre terrorismo nos Estados Unidos e aumentam a lista de ataques terroristas recentes nos EUA. Um episódio emblemático envolve Charlottesville.

Em 2017, a Casa Branca classificou como terrorismo os eventos em Charlottesville, que resultaram na morte de três pessoas na cidade localizada na Virgínia.

O Charlottesville terrorismo teve como causa uma marcha supremacista branca. Um atropelamento vitimou uma pessoa e outras duas pessoas morreram em função da queda de um helicóptero da polícia na região.

Padrões que Se Repetem

Nesses ataques terroristas recentes nos EUA, carros foram utilizados como armas, em padrões de ataques terroristas. Em Nova Orleans e em Charlottesville, os veículos foram usados contra multidões, enquanto em Las Vegas houve uma explosão.

Tesla Cybertruck em chamas em Las Vegas: investigação em curso

Tesla Cybertruck em chamas em frente ao Trump Hotel: investigação sobre ataques terroristas recentes nos EUA – Foto: Reprodução/X/ND

Os ataques com veículos nos EUA se transformam em uma dor de cabeça para as autoridades. Como a superintendente da polícia de Nova Orleans apontou, os terroristas buscam causar o maior número de vítimas possíveis.

Além disso, como no caso do Cybertruck em Las Vegas, os veículos são adaptados e se transformam em possíveis bombas, também buscando o maior estrago possível.

Medidas de Prevenção

Como prevenir ataques terroristas? Os Estados Unidos trabalham em “algumas frentes”. Inclusive, contra o que é chamado de “terrorismo interno”, especialmente após a invasão ao Capitólio, em 2021.

O governo norte-americano elaborou um planejamento que busca identificar com maior rapidez possíveis terroristas no país, facilitando a troca de informações entre as agências federais e locais. Outro ponto é dissuadir o recrutamento de extremistas violentos.

Os Estados Unidos também apostam na tecnologia, como biometria e reconhecimento facial de suspeitos, além do foco no setor de aviação, com o intuito de impedir o deslocamento de terroristas.

A luta contra o terrorismo

Os ataques terroristas recentes nos EUA mostram que a missão é contínua contra o extremismo. Identificar padrões, como Nova Orleans ataques terroristas e a explosão em Las Vegas, é importante para buscar impedir episódios futuros.

Mas como impedir que o extremismo ganhe mais adeptos radicais a ponto de significar uma ameaça contra a população? E o terrorismo interno? Os casos em Nova Orleans e Las Vegas mostram que os Estados Unidos têm muito trabalho pela frente.

Os ataques terroristas recentes nos EUA fazem com que o país comece 2025 enfrentando uma grave preocupação e questione a segurança pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.