Se o seu papel de parede está sem graça ou você está cansado do design e das cores, pintar sobre ele pode ser uma boa alternativa. A remoção do papel de parede antigo pode danificar a parede por baixo, o que torna a pintura uma opção mais vantajosa e menos trabalhosa. Com paciência e atenção aos detalhes, evitando erros comuns, é possível obter um resultado duradouro.
Erros comuns ao pintar sobre o papel de parede
Preparação inadequada da parede
Pintar sobre o papel de parede requer o mesmo nível de cuidado e de atenção que qualquer outra superfície. Para alcançar os melhores resultados, as paredes precisam estar limpas, secas e livres de sujeira, graxa e gordura. Além disso, devem estar o mais lisas possível. Faça reparos em quaisquer rasgos ou danos antes de começar a pintura.
Condição do papel de parede
Pintar sobre papel de parede solto, com bolhas ou com rasgos, resulta em um acabamento de aparência ruim. Cada bolha ou rasgo se tornará visível por meio da nova camada de tinta, cole as bordas soltas, corte as bolhas e remova o papel rasgado. Imperfeições ficam ainda mais evidentes com a tinta.
Pular o primer
Deixar de usar o primer pode parecer uma forma de economizar tempo e dinheiro, mas resulta em um acabamento de qualidade inferior. A pintura pode começar a descascar, especialmente se for aplicada sobre o tipo vinílico. Utilize um primer de boa qualidade, adequado ao tipo de papel de parede que você está pintando, para garantir um bom resultado.
Usar a tinta errada
Nem todos os tipos de tinta são apropriados para aplicação sobre papel de parede. Se informe sobre o material certo a ser utilizado e siga as instruções. Utilizar a tinta incorreta compromete a cobertura, durabilidade e a longevidade da pintura.
Não cobrir o padrão
Não economize na quantidade de tinta, o padrão do papel de parede pode acabar aparecendo. Aplique duas camadas de tinta de boa qualidade, respeitando o tempo de secagem entre cada uma. Apressar a aplicação da segunda camada costuma deixar marcas e comprometer a cobertura, resultando em um acabamento de qualidade inferior.