Assim como muitos turistas com a aproximação de dezembro, um lobo-marinho decidiu descansar em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (26).
O animal foi identificado na praia da Sepultura e uma equipe da Univali – Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) esteve no local para avaliá-lo.
De acordo com as avaliações realizadas pela médica veterinária Tiffany Emmerich, o animal, da espécie lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), está na fase adulta e é do sexo masculino, com boa condição corpórea.
O lobo-marinho está aparentemente apenas descansando, comportamento natural da espécie. Com a eventual aproximação de seres humanos, pode se deslocar para o repouso.
Foram aferidas a frequência cardíaca e respiratória, ambas dentro dos padrões de normalidade. A equipe fez o isolamento do local e conta com o apoio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab).
Recomendação é não se aproximar do lobo-marinho
O animal está sadio e, caso se sinta ameaçado, pode atacar quem estiver próximo. Por isso, a equipe ressalta a importância de manter um distanciamento seguro e sempre deixar uma rota de saída para que não se sinta acuado.
Abaixo, veja as orientações do PMP-BS para animais marinhos encalhados:
- Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
- Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
- Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.
O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias, das 8h30 às 17h30, pelo 0800 642 3341 – seja para animais vivos ou mortos. A Univali atua na extensão de praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.