A possibilidade de uma “aliança histórica” entre MDB e Progressistas em Joinville, noticiada pelo ND Mais no dia 29 de julho, se tornou realidade no final da tarde desta segunda-feira (12). Segundo Fernando Krelling, presidente do partido na cidade, Anelísio Machado será o vice de Luiz Claudio Gubert.
De acordo com Krelling, a aliança entre os dois partidos historicamente rivais em Joinville e em Santa Catarina é “um fato histórico e um tabu quebrado”.
“A ideia foi unir os dois mais tradicionais partidos, assim como os clubes rivais América e Caxias se uniram em 76 para criar o JEC”, diz o deputado estadual, em referência à união que deu origem ao Joinville Esporte Clube.
Gubert entusiasmado e Anelísio “cauteloso”
O candidato do MDB à prefeitura de Joinville se mostra animado com a aliança. Por telefone, Luiz Claudio Gubert afirmou à reportagem que a união é “para construir uma solução para toda Joinville”.
“Estamos construindo uma coligação que é realmente histórica. nós nunca havíamos tido esta oportunidade e agora surgiu”, afirma Gubert.
A reportagem também procurou Aneslísio Machado para falar sobre a união do Progressistas com o MDB. O agora anunciado vice de Gubert, porém, preferiu não bater o martelo e disse que vai esperar os últimos ajustes para sacramentar a união.
Machado, entretanto, não poupou elogios ao companheiro de chapa, afirmando que “Gubert é uma pessoa fantástica”. A expectativa é de que o anúncio oficial ocorra ao longo desta terça-feira (13). O prazo para registro das candidaturas no TSE termina na quinta (15).